segunda-feira, 7 de julho de 2008

PARODIANDO A FRAÇÃO-->(melodia-->Teresinha de Jesus->autora:Maria Aparecida de Oliveira -->criada em:22-08-90. )

"INTEIRO EM PEDAÇOS"
(melodia->Teresinha de Jesus->autora: Maria Aparecida de Oliveira
escrita em:22-08-90->Curitiba Pr. )

Na fração, eu trabalho
com dois números a pensar
um em cima e outro embaixo
da fração a triunfar!

Quantas partes, dividí o inteiro
está o de baixo, a indicar
é o tal "denominador"
que gostoso de falar!

Já o "de cima", desse traço...
da fração, numerador,
vou com jeito, vou chamar
vou com jeito, vou chamar...
ele indica...quantas partes
eu "comi ou eu usei",
do inteiro a separar,
do inteiro a separar!

"falado" Quando esse tal numerador...
é igual ao jeitoso denominador...
aí então, preste atenção
você vai ter de novo a "união"
das "partes, que foram repartidas"
mas, contudo, não foram consumidas
e, no inteiro, "juntas", novamente, resultou!
Vem comigo, vem cantar
pra fração você "gravar"
falado "dois meios é igual a um=1
três terços é igual a um =1
E, assim por diante--oh! meninos
avante! avante!--um bom passo, você deu!
A mamãe fez um "bolo"
para mim e pro meu irmão
mesmo, não sendo guloso,
quero...quero...um pedação!
Repartiu, o "bolo" ao meio
obteve duas metades
Eu ganhei somenteum meio...
meu irmão, o outro meio
e comemos á vontade!

Dona Terezinha, minha vizinha
é muito "carente" a pobrezinha,
o "mesmo bolo ", ela fez...
mas teve que "repartir",
em dez partes, de uma vez,
pois, 10--filhos, ela tinha,
e, um décimo, ela "deu"...
pra cada filho...que "comeu"...
desejando muito mais!

Você viu como um décimo,
é "menor", do que ganhei?
nos dois "bolos", iguaizinhos
cinco décimos, eu "papei"
equivale, a um meio,
do pedaço, que ganhei.
Isto só é válido, quando,
"os inteiros são iguais",
agora, eu sei...
em tamanhos, cujas partes,
eu, comparo de uma vez!!!
(nota: o professor á medida que,
vai cantando, com as crianças,
também vai mostrando "figuras"
com desenhos desses valores! )

Nenhum comentário: