sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

"Paródia na melodia :"Terezinha de Jesus...NOSSA LÍNGUA...por:Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Pr.

"NOSSA LÍNGUA"-por:
Maria Aparecida de Oliveira
melodia:Tetezinha de Jesus...
Curitiba Pr.

Nossa lingua portuguesa
é dificil de entender...
mas usando a pontuação
fica claro, a gente vê

Quando afirmo ou nego tudo:
ponto final, eu vou usar...
e, quando dou uma paradinnha...
da vírgula, vou precisar...

"nunca" "nada" ou "jamais"
"ninguém" e não, para negar...
e, para frases afirmativas...
essas palavras, ignorar...

Interrogar ó, meus amiguinhos
é perguntar e a gente sabe...
e o pontinho, feito "cabide"...
(?) uso pra terminar a frase...

Que horas são?-que dia é hoje?
Quem é você? Onde é que foi?
observe bem no final...
o sinalzinho que nela houve...(?)

Exclamação, que curioso...
indica:susto, medo ou raiva
admiração, surpresa e ordens...
pedidos feitos, emocionados...(!)

Lá em casa, mamãe me "ralha"
briga comigo, me ordena e pede...
e essas frases que ela me diz...
a exclamação, encerra e deve...

Também na sala, a professora
a exclamação, usa demais...
ás vezea "grita", ou fica nervosa...
pede:-silêncio! pra meninada...

Antes da fala de alguém
os dois pontos(:), deves usar...
depois, o "travessão" (-), logo em seguida...
quando uma história, você narrar...

O travessão(-), já no início
se um diálogo, você vai ver:
de tefone, ou pessoal...
conversa em texto, que escrever!

Nota:esse texto foi escrito em:19-06-95 por:
Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Pr.

Nenhum comentário: