quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

SOLO ABENÇOADO ( melodia: "Piá Ccuritibano" letra de : Maria Aparecida de Oliveira Curitiba Pr. em;04-06-90.

" SOLO ABENÇOADO"
melodia:Piá Curitibano...
Maria Aparecida de Oliveira-04-06-90
Curitiba Pr.

Solo é onde piso planto e moro
econstruo minha casa e crio animais
eu conheço vários tipos deste solo:
arenoso, argiloso,
calcário e humoso...

E eu sei que fertilizar o solo...
é deixá-lo bom para as plantações
eu conheço vários tipos de cuidados...
que o homem deve ter...
com esse solo abençoado...
é...irrigá-lo adubando e drenando...

Quando a terra está seca
eu irrigo...
quando está muito encharcada
faço uma boa drenagem...
retirando o excesso dessa água...

Eu conheço vários tipos de medidas
que conservam este solo abençoado...
não cortar nenhuma árvore...
sem repor outra em seu lugar...
é formar novas florestas
e não plantar a mesma planta
todo ano no mesmo terreno...

Nenhum comentário: