quarta-feira, 11 de junho de 2008

MATEMÁTICA-MATEMÁTICA,(melodia "Madalena", de Martinho da Vila, e letra desse texto, de Maria Aparecida de Oliveira.

NOTA:esse texto foi extraído do do acêrvo de paródias, da professora
Maria Aparecida de Oliveira, aqui de Curitiba, por sinal já incluso,
em alguns 'projetos, como por exemplo, "o Paixão por Aprender em:
Paródias-Poemas-Acrósticos-Envolvendo:a Literatura e Textos
Práticos (projeto este,aprovado, pela Universidade Federal do
Paraná, no ano de 1999...entre outros...

OBSERVAÇÃO:( também pode ser cantado, em forma de"RAP".

Matemática, matemática
você é conhecimento
Eu, vou ensinar pra todo mundo...
eu vou ensinar pra todo mundo...
que você é exata e justa.

Matemática, matemática,
tens um grupo natural...
é de zero até o nove
é de zero, até o nove
tô sabendo, oh! Juvenal!

Matemática, matemática,
e os números, que são pares,
(zero, quatro, dois e oito...)
(zero, quatro, dois e oito...)
e o seis, não ligue, que sou "chato".

Matemática, matemática,
você é conhecimento
qual o grupoi dos ímpares?
qual o grupo dos ímpares?
(um, três, cinco, sete e nove...)

Matemática, matemática,
pra saber os "decimais"?
(veja onde está a vírgula,)
(veja onde está a vírgula...)
e ache a parte dividida...

Matemática. matemática,
você, já ouviu falar na ordem?
(do "menor" para o "maior"...)
(do "menor" para o "maior"...)
brinque e aprenda, de mansinho...

Já a "metade", matemática:
divido por "dois" e encontro!
Eo "dobro" necessário,
e o "dobro" necessário,
"faço duas vezes' e pronto!

Quanto ao "triplo", e "quadruplo"
acho desse mesmo jeito,
"multiplico pelo três ou quatro"
"multiplico pelo "três ou quatro"
e a resposta vem ...ligeiro...

Matemática, matemática,
você é conhecimento,
Eu vou ensinar pra todo mundo,
eu vou ensinar pra todo mundo,
que uma "centena", vale cem!

Já, na dúzia, sei que é doze,
na dezena, conto "dez"
no "milhar', 'mil unidades"
no "milhar' ' mil unidades,
aprendí gosto demais!

Minha mãe, como é pesada...
a medida 'tonelada"
são "mil quilos' em carga forte,
são "mil quilos", em carga forte,
conhecer não paga nada!

Matemática, matemática,
diga, quanto é uma "arrôba"?
eu, já sei, são quinze quilos,
eu, já sei, são quinze quilos
entendí, que coisa boa!!!

Nenhum comentário: