terça-feira, 20 de outubro de 2009

SALMO:40 (Oração para livramento)

1-Esperei confiantemente pelo Senhor;
ele se inclinou para mim e me ouviu
quando clamei por socorro.
2-Tirou-me de um poço de perdição,
de um tremedal de lama;
colocou-me os pés sobre uma rocha
e me firmou os passos.
3-E me pôs nos lábios um novo cântico,
um hino de louvor ao nosso Deus;
muitos verão essas coisas, temerão.
e confiarão no Senhor.
4-Bem-aventurado o homem
que põe no Senhor a sua confiança
e não pende para os arrogantes,
nem para os afeiçoados á mentira.
5-São muitas, Senhor, Deus meu,
as maravilhas que tens operado
e também os teus desígnios para conosco;
ninguém há que se possa igualar contigo.
Eu quisera anunciá-los e deles falar;
mas são mais do que se pode contar.
6-Sacrifícios e ofertas não quisestes;
abristes os meus ouvidos;
holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.
7-Então, eu disse: eis aqui estou,
no rolo do livro está escrito a meu respeito;
8-Agrada-me fazer a tua vontade ó Deus meu;
dentro do meu coração está a tua lei.
9-Proclamei as boas novas de justiça
na grande congregação;
10-Não ocultei no coração a tua justiça;
proclamei a tua fidelidade e a tua salvação;
não escondi da grande congregação
a tua graça e a tua verdade.
11-Não retenhas de mim, Senhor,
as tuas misericordias;
guardem-me sempre a tua graça
e a tua verdade.
12-Não tem conta os males que me cercam;
as minhas iniquidades me alcançaram,
tantas, que me impedem a vista;
são mais numerosas
que os cabelos de minha cabeça,
e o coração me desfalece.
13-Praza-te, Senhor, em livrar-me;
14-Sejam á uma envergonhados
e cobertos de vexame
os que me demandam a vida;
tornem atrás e cubram-se de ignomia
os que se comprazem no meu mal.
15-Sofram perturbação
por causa de sua ignomia
os que dizem:Bem-feito! Bem-feito!
16-Folguem e em ti se rejubilem
todos os que te buscam;
os que amam a tua salvação
digam sempre:O Senhor seja magnificado!
17-Eu sou pobre e necessitado,
porém o Senhor cuida de mim;
tu és o meu amparo e o meu libertador;
não te detenhas, ó Deus meu!

Minha Reflexão (Maria Aparecida de Oliveira)
Curitiba -Paraná -Brasil...nesse momento-20-10-09!

Esse salmo 40, de Davi, mostra para nós, uma situação,
bastante calamitosa, que este servo, amado do Senhor, estava vivendo
naquela época, naquele momento...
Outrossim, acredito, que como homem de fé, Davi deve ter clamado, com
todas as suas forças, a este nosso Deus, tão poderoso, expondo a situação do que estava se passando com ele, através de metáforas...("poço de perdição", "tremedal de lama",...) O que seria em nossos dias, esse poço de perdição, esse tremedal de lama,
a que Davi se referiu tão amargamente? É óbvio, que não é difícil de responder...A
mídia taí,todos os dias, divulgando notícias de toda espécie, e dentre elas, a violência, que anda assolando a humanidade. Mas, como pode-se observar...nesse
salmo,40, Davi, devia de estar sofrendo "na pele", um ataque mui violento, quem sabe até á sua própria honra, e ou moral, ...(pelo que vimos lá no versículo:15, deste salmo, "Sofram perturbação por causa de sua ignomia os que dizem:Bem-feito! Bem-feito!" Então, não tencionando jamais, ser dona da verdade,(até mesmo, porque ela está somente, com Jesus Cristo, quando diz:"Eu sou o caminho, a verdade e a vida", mas pela misericordia divina, buscando entender na palavra, o que nosso Deus, está nos revelando, pela fé, dou graças a ele, por mais essa compreensão...desse salmo tão edificante.

Nenhum comentário: