terça-feira, 13 de outubro de 2009

Movimento Blog Voluntário | Twitter: o que é? Como se usa? Bora Twittar?

Movimento Blog Voluntário | Twitter: o que é? Como se usa? Bora Twittar?
Por Caio Blumer 25 April 2008 as 5:34 pm 6 comentários
Movimento Blog Solidário (FONTE:"INTERNET"

Entre hoje (25), 26 e 27 de Abril está acontecendo o Dia Global do Voluntariado Jovem. Dias em que os jovens do mundo todo são convidados a prestar pelo menos um tipo de voluntariado, seja numa creche, seja ajudando velhinhos a atravessar aAv . Paulista, seja como for. Claro, esses dias são dias para se INICIAR essa causa, mas óbvio que todos não só podem como DEVEM ser voluntários de algum jeito, em alguma instituição ou de qualquer modo. Experiência própria deste que vos escreve. Fazer o bem, faz muito bem!

Legal, mas como é que o mundo digital pode ajudar nisso? Pensando desse modo o Instituto Voluntários em Ação criou o Movimento Blog Voluntário (MBV). Esse movimento visa o combate ao “analfabetismo digital” ou, simplesmente, que você, caro amigo, que manje saiba como trabalhar com ferramentas informatizadas, blogs, ou seja lá o que for, faça um texto com um mini-tutorial, para ajudar essas pessoas.

E você Caião, vai fazer o que?

Eu resolvi montar este mini-tutorial sobre o Twitter. Ferramenta que pode divertir, conhecer gente nova e inteligente e ainda por cima, se informar. Vou tentar explicar aqui sobre como criar ecustomizar o seu Twitter, sem entrar nas ferramentas mais “profundas” do Twitter, digamos assim.



No final do texto tem alguns links com outros mini-tutoriais que também são muito legais!

O que seria esse tal Twitter, afinal?
- o Twitter é uma ferramenta de microbloggin. (Tá, ajudou muito!)
Microbloggin seriam as postagens curtas que podem ser feitas no twitter, com no máximo 140 caracteres (letras+espaços+símbolos).

Como é que eu faço para começar?
- Simprão de tudo! Entre no site do Twitter (www.twitter.com) e faça o cadastro clicando em “Get Started – Join”.
Crie agora um nome de usuário – que será também o seu endereço, por exemplo, se você usar Meu Nome: “twitter.com/meunome”.
Crie uma senha, que você não esqueça, claro.
Coloque o seu endereço de e-mail
Valide o cadastro escrevendo naquela caixinha as 2 palavras escritas no quadro.
Caso você queira receber e-mail dos updates no Twitter, clique na caixinha ao lado do texto.
Leu os termos? Concorda? Então é só clicar no botão “I accept. Creat my account”.

Feito! Sua conta está criada e você receberá um e-mail de ativação, é só clicar no link e pronto.

Poxa, eu queria mudar meu plano de fundo, minha imagem de exibição, como é que eu faço?
- Dois Palitos! Lá em cima da sua página no Twitter existe um menuzinho. Clique em Settings e agora você poderá customizar seu Twiiter.


A primeira aba é sobre sua conta, caso você queira alterar algo sobre seu cadastro principal, incluindo o final do seu link no Twitter, que usamos como exemplo o “twitter.com/meunome” (eu não recomendo mudar muito não, mas se você quiser, fique a vontade).

Você pode também colocar seu site/blog, cidade, uma breve descrição sobre você e seu e-mail.

A segunda aba serve para você alterar a sua senha. Digite a nova senha e em seguida repita a nova senha para confirmar.

A terceira aba trata dos dispositivos que você pode usar para postar. Se você quiser mandar mensagens SMS do seu celular para postar, cadastre seu número no campo Mobile Phone. O custo de envio das mensagens varia de operadora para operadora.
Você pode também instalar o Twitter no seu GTalk ( o mensageiro instantâneo do Google), caso você tenha um. É só adicionar o seu e-mail na caixinha e clicar em Save.

Na quarta aba você configura o recebimento de notificações.
A caixa com lista serve para você selecionar como você deseja receber as respostas. Vou explicar como responder à uma “twittada” mais à frente. Selecione “@ all replies” para receber as resposta de todo mundo. A 2ª opção para receber respostas das pessoas que você está seguindo e o último para não receber.

A próxima caixinha que você pode selecionar é para receber aviso das pessoas que estão “seguindo” você. Quando uma pessoa te adiconar, você será avisado recebendo um e-mail do Twitter.

A penúltima caixinha você seleciona para ser notificado quando receber uma mensagem privada. Sim, vou explicar como enviá-la também, mais a frente.

A última caixinha te enviará e-mails periódicos com notícias do próprio Twitter, como melhorias, etc…

Na quinta aba você pode escolher uma foto sua (ou alguma imagem que você queira) para aparecer no seu Twitter. É só clicar no botão ARQUIVO, escolher a foto que você possui em seu computador, salvar e pronto.

Finalmente a última aba das configurações é para mudar o “design” do seu Twitter. Você pode mudar a cor das barras, do texto e o mais legal, colocar um wallpaper, ou, plano de fundo no seu Twitter. Escolha sempre um plano de fundo com boa resolução. Lembrando que dependendo da configuração do computador (1024×768 ou 800×600 ou outra configuração) se a imagem for pequena, o que faltar ficara com o fundo “verde-twitter”. Para sanar isso, coloque sempre uma imagem grande, como os wallpapers de 1024 pixels, os mais comuns.


Agora sim, hora de TWITTAR!

Agora sim, você está na Twittosfere, pronto pra twittar.

Na página principal do Twitter (HOME) você tem um quadro para escrever com a frase “What are you doing?” (”O que você está fazendo?) em cima. Digite o texto (no máximo 140 caracteres, que estão sendo contados e aparecem ao lado direito superior do quadro) dentro desta caixa e clique emUPDATE. Pronto, você acabou de enviar seu “recado”.



Nem sempre, pode se levar ao pé da letra a proposta de “O que você está fazendo” do Twitter. Você verá que os demais usuários do Twitter costumam postar o que estão fazendo sim, mas caso seja realmente relevante, nada do tipo “Bebendo água”, “Filosofando no banheiro” e essas coisas.

Nas mensagens que você receberá exitem dois botõezinhos cinzas no final de cada mensagem. A SETA serve para você responder àquela mensagem para a pessoa que a enviou e a ESTRELA é para você marcar como favorito.

Se você quiser mandar uma MENSAGEM DIRETA para algum contato seu no Twitter é simples. Abra a página dessa pessoa no Twitter (clicando na foto dele lá na barra da direita ou no nome da pessoa na mensagem que ela mandou, por exemplo) e na página dela, na barra da direita clique MENSAGE no menu ACTIONS e pronto, é só mandar a mensagem privada que somente aquela pessoa receberá.


E para adicionar o pessoal?

Você pode adicionar as pessoas clicando no link no canto superior da página do Twitter, ao lado do logo tem uma caixinha de busca. Digite o nome da pessoa que deseja encontrar e pronto. Ao achar essa pessoa clique no botão “Follow” e pronto, você está “Seguindo” a pessoa escolhida e receberá as “twittadas” dessa pessoa em seu Twitter.

No Geralzão


O seu endereço no Twitter será algo como “www.twitter.com/seunomedeusuario” e @seunomedeusuario.

A barra do lado direito do seu Twiiter contém sua foto, sua última mensagem, suas estatísticas, como quantas pessoas você segue, quantas seguem você, quantas mensagensdiretas você recebeu, quantas mensagens você enviou e quantos favoritos você tem. Por último, as fotos pequenininhas de todas as pessoas que você está seguindo.

—-

Agora é só se divertir, se informar e conhecer gente legal!

Seja bem vindo ao mundo do Twitter, me adicione @cblumer e adicione a galera do Movimento Blog Voluntário (@mvb08).


“Siga” pessoas que você achar interessante e escreva sempre coisas legais que com certeza você também será “seguido”.

Espero ter dado uma força pessoal. Se tiverem alguma dúvida, enviem nos comentários com seu e-mail que eu respondo, ok?

Se eu esqueci de algo importante e alguém identificar aqui, por favor, deixe nos comentários que eu complemento com UPDATES!


Um abraço galera e vambora Twittar!

Abaixo as fontes e mais alguns links com dicas sobre o Twitter:

- Mini-tutorial da Globo.com com mais algumas ferramentas do Twitter pra você baixar também.
- Texto do Pedro Menezes sobre a utilidade e utilização do Twitter
- Circuito Integrado: Entrevista com o Merigo e Baunilha sobre o Twitter publicado essa semana na Folha.
- Site do Twitter
- Site do Movimento Blog Voluntário

Nenhum comentário: