sábado, 31 de janeiro de 2009

Reflexão Acrostical->projeto:"Acrostíquia No A prender da Linguagem Polivalente" autoria de Maria Ap. de Oliveira-Crtba P.

Reflexão Acrostical do Projeto:"Acrostíquia No Aprender da Linguagem
Polivalente", pela autora do mesmo e dessa reflexão poética...Maria Ap. de
Oliveira, Curitiba Pr. (esse projeto foi inscrito no Projeto :"Fazendo Escola",
da rede municipal...de Curitiba, sendo aprovado. Outrossim participaram de
sua execução, mais quatro colegas de trabalho da autora, no ano de 1998 ,
onde com suas sabedorias...também vestiram de êxito, por seis longos meses,
quando da interação com várias turmas da escola "x", só para se ter ideia )

Acrostíquia no Aprender da Linguagem Polivalente,
Constatou-se numa realidade vivenciada e
Rica, no sentido de cada vez mais oportunizar condições, articular meios que
despertasse...
O interêsse, na arte de documentar poeticamente as emoções e o caráter do
pensamento oriundo de nossas crianças e do meio que as rodeia,
Sem ferir jamais, a postura estruturalista de nossa língua, mas sim, brincar
com as palavras,
Tirar...extrair o néctar...da criatividade, inventabilidade e segurança, no ato
de produzir textos sob a forma de acróstico, o presente projeto se fez existir...
Inserindo nas crianças, o gosto pelo paralelismo das ideias, baseadas no
espírito crítico e cidadão, que foi se afirmando e interiorizando o esforço e
vontade dos alunos, conciliados pella nossa mediação in loco, quando a mesma
se fazia necessário.
Queriam as crianças, sempre estar: "mostrando, exibindo", para nós, os seus
feitos...para que, pudéssemos em seguida, tecer comentários e ou elogio. E nós,
sempre buscamos estar presentes...
Uma nova maneira de produzir textos, escrever, relatar aquilo que quisessem (
de pé, no sentido vertical, sendo as frases iniciadas com letra maiúscula e
destacadas, por um colorido forte, ( pintar essas letras iniciais do acróstico)_
chamou deveras, a atenção, das crianças envolvidas no presente projeto na
época...
Imaginem vocês, a alegria que sentimos, todas as vezes, que aconteciam as
aulas do projeto ( uma vez por semana ), ao percebermos e acompanharmos o
desenvolvimento á nivel de prática construtiva da aprendizagem...de nossos
alunos.
As crianças aprenderam a rima, poetizar...os primeiros ensaios...e até mandar
um bilhete em forma de acróstico...
Novidades de leituras a cada aula, ora eram:revistas, ora eram cartelas de
jornais foram aproveitadas mais de cem, que eu havia confeccionado para
trabalhar com os outros alunos em outra escola mais de 12 turmas pois eu
trabalhava nessa época, lá na biblioteca com aulas de Literatura...) etc...
o próprio jornal, ora histórias da biblioteca, ora aproveitavam alguns bons
textos dos livros usados, sto é que já não estavam em uso;tipo:revistas velhas,
ora viam uma fita de vídeo, e descreviam acrosticalmente, o teor do mesmo,
se, por acaso quisessem...Nós professores envolvidos, procurávamos não impor
nossa vontade, mas sim...convidá-los para que participassem do evento de
acrosticar. É óbvio, que, mediávamos para que quisessem fazê-lo.
O nosso compromisso foi pautado de responsabilidade, união do grupo e
cooperação de ideias, enfim nossa meta foi sempre voltada para as crianças e
na melhor maneira de conduzí-los a superar suas dificuldades através da nossa
"intervenção", da nossa postura de encaminhamento ético.
Aprender Da Linguagem Polivalente...internalizou para nós do grupo,
envolvidos neste projeto, facilitar para os nossos alunos, o acesso aos diversos
tipos de escrita; seja em prosa, seja em rima, poesia, dramatização, etc etc...
desde que no final, também se fizesse, se quisessem, o acróstico, com vontade,
criatividade, coer~encia e elegância...
Positivamente, o acróstico provoca nas crianças e em ousar fazê-lo, o desejo de
escrever, de brincar com as palavras, de registrar o que consideramos
importante, engraçado, sério, dentro do nosso cotidiano...e de uma forma
bonita...agradável...elogiativa ou crítica, daquilo que queremos destacar
"verticalmente", isto é, ressaltar a palavra ou frase de pé...
Raciocinar, pensar matematicamente, historicamente, geograficamente,e até
cientificamente...sobre quais palavras, precisamos buscar na nossa memória..
ou pesquisar no dicionário, ou livros, ou até pedir ao amigo mais próximo ( que
pode ser o professor...no caso do aluno, para realizar a combinação acróstica
inicial, das letras de pé, e dar continuidade ás frases, por elas iniciadas, usando
de coerência com a ideia central que se quer transmitir, se constituiu num
gostoso e ousado desafio.
Experimentar uma palavra, ver se vai dar certo, trocar por outra, de maior
conotação para o texto, que está sendo construído, faz parte desse
procedimento lúdico.
Não há dúvida de que as crianças quando valorizadas, sentem-se respeitadas,
como; autoras, criadoras dos próprios textos, e, quando os mesmos são lidos
pelo orofessor, e, por outras pessoas...elas tendem a se comunicarem muito
mais, e, consequentemente estarão mais bem preparadas...para não só
"interpretar" a vida, como ela se apresenta, como também procurar "interferir"
nela, para "provocar" mudanças positivas, que resulte num viver mais feliz,
para si e para os outros, e, com isto, ir se tornando num cidadão consciente,
dos seus deveres, e pleiteadores dos seus direitos...já desde a infância...
De onde haverão de tirar inspiração...para querer escrever seus acrósticos...?
oras, permito-me dizer, que da utilização livre e orientada dos assuntos das
matérias do currículo, se quiserem, das datas comemorativas, dos
acontecimentos que envolvem o viver familiar; "batizados, casamentos,
aniversários, churrascadas, natais, ano novo, páscoa, das piadas de salão que
ouvem os mais velhos contarem, dos provérbios, parlendas, lendas e da
pesquisa em "n " fontes de leitura a gosto etc...etc...
E, nesta maratona de "pensar temas ", para escreverem sob forma acrostical,
nada melhor que partir dos seus próprios nomes, seus brinquedos
preferidos, seu cãozinho, ou outro animal de estimação, ( o professor deve antes
procurar falar do perfíl desses animais e quando possível, aproveitar a "deixa",
para despertar o gosto pela leitura, sugerindo leituras que tenham desenhos e
informação sobre esses animais...) , sem esquecer de falar da importãncia e da
utilidade dos animais...Falar sobre suas características mais acentuadas, no
caso dos animais e objetos e no perfíl psicológico no caso das pessoas.
Rumamos em seguida, para acrosticar, ou sugerir que nossos alunos fizessem
o acrostico sobre diversos temas...como por exemplo:"A importância da Água
ou seja Sua Utilidade...( Ciências) "Direitos Humanos" ( Estudos Sociais ),
Conjuntos Finitos, Infinitos, Vazio, e Unitário ( Matemática ), Rios de Curitiba
( Geografia ) etc...etc...
Desta feita, partimos para o ensino do acróstico medial, ( ou no meio do texto)
também ressaltado, por letras maiúsculas e coloridas. Efetivamente este seria
um maior desafio...mas, sem a obrigatoriedade de exercitá-lo por determinação
nossa, mas sim pelo gosto e, quando estivessem dispostos a fazê-los! ( é óbvio
que procuramos e conseguimos despertar suas vontades para "o querer
aprender a fazer, pelo menos...)
A equipe de colegas participantes deste projeto, esteve muito coesa,
determinada a estudar, ler com carinho, livros e ou documentos que
subsidiasse o nosso fazer pedagógico.
Linguagem, todos temos ciência de que se constitui na principal fonte de
comunicação do ser humasno. É por intermedio dela, da linguagem, que
esboçamos o nosso querer das coisas,pessoas, lugares e ações, com o fito de
traduzir nossos pensamentos, emoções e sentimentos, para conseguir o que
desejamos. E, em se tratando da escrita, nada melhor que procurar variar
meios que levem aos fins a serem atingidos. E o acrostico, veio de uma maneira tão fácil de ser apropriada, pela criança, que mereceu o nosso empenho
e dedicação.
Indubtavelmente, sempre que pudemos...ensinamos, e, ao mesmo tempo,
resgatamos a sinalização de nossa língua, lembrando sobre o uso correto da
pontuação e da acentuação ( mas nunca humilhando a criança que deixou de
acertar por falta, troca ou sobra de letra nas palavras ) com o tempo e treino
de leitura, este domínio irá se acentuando.
No Projeto:" Acrostíquia No Aprender da Linguagem Polivalente, o desabrochar
para uma maior produção de textos poéticos, informativos, lúdicos ou até
engraçados é o que mais vale, desde que respeitada a criatividade,
espontaneidade, e senso crítico do aluno, produtor de seus próprios rextos.
Grande entusiasmo percebemos nas produções elaboradas por nossos alunos.
Uma rica 'tempestade de ideias" surgiu a cada aventura de acrosticar...
Além de propiciar mais uma alternativa de produzir textos, "Acrostíquia No
Aprender Da Linguagem Polivalente" ...se transformou num momento sério
de interesses comuns, voltado para investigar, até onde vai o "pensar criativo"
de nossas crianças, no decorrer de uma aula, contando também com o clima
da proximidade dos colegas e professor, para avaliar...ouvir...suas leituras,
opinar e emitir sugestões.
Garantiu para o acervo de nossa escola, este projeto, uma coletânia de
belíssimos textos acrosticais, feito por nossa clientela escolar, envolvida no
mesmo, e que ainda servirá de paradígma, para outros"bandeirantes", que
quiserem se aventurar, e ou quiserem continuar nesta trilha de acrosticar palavras, nom e frases...
E...nós do grupo pertinente á execução do projeto, decidimos dada a
flexibilidade do mesmo, fazer acertos e mudanças, como também "acrescentar"
, quando houve conveniência, outras novas estratégias de trabalho, dado á
criatividade e interêsse dos professores envolvidos, para redundar nums melhor
qualidade executiva do nosso trabalho e dos alunos, especialmente.
Muito mais faríamos se houvesse tido mais tempo, ( confessamos na época...),
faltou-nos, porém "cronometrar", com maior adequação essa questão de tempo
erm relação á íntegra do projeto...exemplo disto foi sem dúvida a avaliação
através da ficha "troca-troca", do do tri-pseudônimo, bastante rica em quisitos,
mas, que porém, não houve tempo de viabilizá-la, na sua totalidade...( Em
vista disto, decidimos por outros parâmetros para o momento...), e, se houvesse
continuidade para os anos seguintes, sob forma de projeto,este aspécto seria
tirado de letra, resolvido, executado...
Pediu-se escusas pelo "pioneirismo" de nossas ações, e encaminhamentos,
prém, constatou-se que valeu a experiência.
O resultado só nos trouxe a certeza de que tudo é possível para quem ousa,
acredita e batalha pela sua meta.
Literalmente, estamos cientes que o ...
Incrível acróstico, conquistou a a criançada, nas suas três etapas;"O Inicial,
o Medial. e o Final...)
Valeu, CEI-Doutel de Andrade, apoiar a execução deste e demais projetos neste
ano de 98!
A nossa equipe:Cida(eu), Salete, Augusta, Doraci e Fabiane (todas professoras
atuantes nesta escola, por minhas mãos, agradeceram a Deus em 1º lugar,por
ter-nos permitido realizar este trabalho...e aos nossos alunos, na época, por
serem a matériaprima deste evento .
Lembramos a todos e a quem interessar possa, que a nossa equipe, sempre manteve uma postura coesa e deliberativa e que "O Ensinar através de projetos.
faz com que nós professores, busquemos sempre mais, estar em sintonia com os
livros, com as concepções filosóficas, psicopedagógicas, com o aperfeiçoamento
constante em trocar ideias, com nossos colegas de trabalho e ação de
aprendizagem, do que esporadicamente fazemos, sem eles, os projetos, por
falta de tempo ou até de estímulo...
E, no entanto, quando estamos executando um projeto...a gente, sistematiza,
cria o tempo do qual carecemos para degustá-lo...da melhor forma possível,
com mais qualidade...
Não pretendeu-se de modo algum, "fornecer" uma receita a mais, para o ato da
produção de textos, pois cada criança, é uma realidade diferente...da outra.
Todavia, deixoi-se claro, que é possível criar "delícias",com os ingridientes que
foram apontados...provenientes de ações dos professores acima relacionados...
e de seus alunos ( na época ),
Envolvidos durante todo o percurso da caminhada da execução, pelas sábias
orientações das professoras:"Elizabeth Do Rocio Silva Burakowski, digníssima
Coordensdora do Projeto, pela Universidade Federal do Paraná, no cei
( Centro de Educação Integral :Doutel De Andrade, pela professor
supervisora Doraci Matue Matuda, nobre educadora...(que também participou
da execução do projeto da Acrostíquia... E, para encerrar agradeceu-se ao
apoio e crédito dado ao nosso trabalho, pels querida diretora da época...a
professora Maria Cheneider. (agora eis o agradecimento feito por:Maria Ap. de Oliveira, ->autora e criadora do projeto:'Acrostíquia No Aprender Da Linguagem Polivalente, isto é, proposta preliminar, bem como dessa 'Reflexão Acróstical, para Equipe de participantes. OBSERVAÇÃO: "a professora Maria
Cheneider, não criou nem fez parte da equipe que executou o presente projeto
"Acrostíquia No Aprender Da Linguagem Polivalente", todavia nos deu grande e sábio apoio, no decorrer de toda a sua execução, mas como nossa querida diretora, lá do Doutel De Andrade, na época... Quem fez parte da execução?
E, para que não haja dúvida volto a citar a equipe de participantes : Augusta
de Oliveira, Fabiane Delisie da Rosa, Salete Mottin,
Dorací e eu professora Maria Ap. de Oliveira, autora da Proposta Preliminar, isto é da ideia e elaboração do presente projeto.) Portanto somente esses professores acima relacionados constituem os
membros da equipe que executaram o projeto da Acrostíquia! Houve um lápso
do google, afirmando ser ela a autora, desse projeto ... a Maria Cheneider...
NOTA:agradeço ao Senhor nosso Deus, hoje 31 de janeiro de 2009, pela bênção
de ter me dado sabedoria para criar vários projetos para a Educação aqui em
Curitiba Pr. Brasil, e, em especial esse intitulado:"Acrostíquia No Aprender Da Linguagem Polivalente OBSERVAÇÃO:"quem agradesce sou eu professora Maria Aparecida de Oliveira, que também escrevi esta reflexão acrostical na época, para fazer parte da avaliação sobre o nosso trabalho com os alunos..."

Nenhum comentário: