segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"EU TENTEI FAZER MESTRADO, MESMO SEM TER FEITO A PÓS..." (texto de pré projeto sob o tema:"Cultura Escolar....de Maria Aparecida de Oliveira Cutba

"EU TENTEI FAZER MESTRADO....MESMO SEM TER FEITO A PÓS..."
( anteprojeto, apresentado á Linha de Pesquisa: Currículo, Conhecimento E
Saberes nas Práticas Escolares: Maria Aparecida de Oliveira Para a Seleção
Ao Mestrado Em Educação
Curitiba
1999
inscrito em 1999 junto á Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação
sob o tema:"Cultura Escolar"-título:" Globalizar a Imaginação-Criar e
Reciclar Ideias, Valorizando e Documentando a Produção Infanto juvenil na
Escola de 1º Grau ( hoje Ensino Funda mental...)

-Problema Que Pretende Investigar:
"Como Globalizar a Imaginação Criar e Reciclar Ideias"

Entendemos que uma educação de qualidade, só pode ser assim
cognominada, quando aborda questões que vão muito além da transmissão
de conhecimentos técnicos e acadêmicos; quando leva o educador e o
educando a superarem a si próprios, fazendo de cada ponto de chegada um
novo ponto de partida. Uma prática educativa que concentra atenção apenas
em alguns pontos, não pode ser considerada de qualidade, mesmo que atinja
com competência os objetivos a que se propõe.
Duas correntes discutem desde a muito tempo, no Brasil e no exterior essa
questão da qualidade.
De acordo com a Visão Progressista de Educação, não interessa á educação,
ou seja á Organização Social e Política do país-a educação da população
carente.
A educação é tratada tomando sempre como referência as estruturas
políticas.
Existe uma :Concepção de Educação Libertadora, que valoriza a autonomia,
mas sempre vinculada á grandes projetos políticos sociais, por isto, enfatiza a
cidadania e o direito dos cidadãos intervirem na realidade...
A educação deve ser praticada de olho no produto:um ser político social,
habilitado para sa mais diferentes tarefas, isto é, um ser humano dotado de
desejos, de vontade, de percepção da realidade...A educação parte da
realidade do indivíduo ou seja: o educando deve ser preparado para resolver
seus problemas do dia -a -dia. Além disso, entendem as controvérsias, como
fatores importantes para a promoção do crescimento emocional e intelectual
do grupo. Por outro lado, o Programa de Qualidade Total, concebido no
Japão, e trazido pelas mãos de engenheiros, enfatizando em princípio os
mesmos pontos, mais atenção para esta novidade. O problema está na
maneira de gerir a escola, e não no sistema de ensino e suas vinculações com
as relações políticas. A escola lida com a formação de um ser humano, um ser
concreto, que vive num mundo concreto e determinado ideologicamente, o
qual lhe cabe transformar. Cabe a ela, á escola, oportunizar o
desenvolvimento, de um ser humano livre e autônomo, um cidadão. Este
anteprojeto, nada mais é, e nada menos é, do que a tentativa de dar
continuidade...a um trabalho...que já venho fazendo e faz parte da minha
pessoa, comprometida com a educação ...
O ano passado, ou seja de 98, fí-lo, sob forma de proposta experimental,
participando do Vale-Saber,do Estado . Duas turmas de 3ª séries
participaram, e o resultado, concatenou em dezesseis "livros" das equipes,
os quais estarão sendo digitados...para internalizar com carinho a
criatividade, o esforço, e a responsabilidade de nossos alunos. Realmente, não
se trata de uma tarefa fácil. Houve muito despreedimento das crianças, sob
a mediação "minha".
Um rico acervo de textos de anos anteriores, dos alunos, foi investigado e
resgatado, para efetuar a: Globalização das Ideias. Areciclagem das
produções resgatadas, se fez baseada na própria seleção do material de
qualidade, como também, houveram textos que foram "ampliados"...
"reescritos"...em outra linguagem, como por exemplo, ( a prosa, em versos...)
( o texto, em acrósticos...) desenho em redação...etc...Foram aproveitados
textos, atuais da época de outras séries do 1ºgrau...( por exemplo: mesmo na
terceira série, os alunos, que tinham o hábito de guardar seus cadernos de
textos ....puderam reaproveitá-los.) Tudo aquilo que foi importante na vida
escolar das crianças, como: "jornalzinho, um belo resumo, uma reprodução
bem feita, o relatório de um filme que assistiram, uma data comemorativa
que mais gostaram, um conteúdo do currículo, como os Rios de Curitiba, etc
etc...foi aproveitado para fazer parte do teor dos "livrinhos"...
Na continuidade, partindo-se da premissa que "educar" é..."preparar para a
vida...", esta Ideia, pretende ser trabalhada, por outras crianças, até mesmo
de outras escolas. E, para isto, é míster que haja uma investigação acirrada
direcionada: aos professores, pais, alunos e pessoas pertinentes á educação;
no sentido de "arrebanhar"... um maior número de pessoas que queiram
participar desta aventura gostosa e, responsável de documentar a evolução
criativa de nossas crianças, bem como também, divulgar este trabalho, para
expressar os caráteres de nossas escolas.
Não há dúvida, que para internalizar esta ideia, de maneira a ser, ou fazer
parte da vida do escolar, ( que é o que mais almejo), por valorizar cada vez
mais, alunos que são dedicados, e conquistar aqueles, que não queriam nada
com nada, é preciso que eu vá á guisa, de apoio, sugestões e até críticas, de
preferência, construtivas para efetivação concreta deste ideal. E, ao pensar
desta forma, pude refletir, que seria uma oportunudade real, me "inscrever"
para participar do:"Mestrado em Educação", onde pessoas detentoras de um
cabedal de conhecimento fantástico, poderiam me respaldar melhor.

OBJETIVO de INVESTIGAÇÃO:

"Valorizar o esfôrço e a criatividade da produção infantojuvenil na escola,
nas diversas áreas do conhecimento humano, globalizando, criando,
reciclando ideias que a criança, quiser construir, resultando em livro (s)


JUSTIFICATIVA da INVESTIGAÇÃO

O presente anteprojeto foi idealizado...pretendo colaborar cada vez mais com
a educação do meu país.
Não é de hoje que sou uma apaixonada pelo ato de ensinar e aprender com as
crianças. As crianças, segundo Piaget, sempre se empenham mais na sua
própria instrução, quando participam dos processos do planejamento e seleção
de suas atividades de aprendizagem. Por outro lado, ainda Piaget, afirma: que
o professor sempre orienta as metas e é quem interpreta as metas gerais e
diretrizes curriculares . Os alunos escolhem entre as opções sugeridas pelo
professor e, ás vezes, eles mesmos sugerem opções.
Piaget, enfatiza a interação social como condição necessária para o
desenvolvimento intelectual. Muitas pessoas acreditam que a teoria piagetiana
enfatiza sómente, a maturação do sistema nervoso e a experiência com objetos
concretos. No entanto, mesmo essenciais, tudo isto não seria suficiente. As
crianças precisam falar, discutir, e disputar com outras crianças, através de
atividades que envolva:jogos, trabalho em grupo, debate etc...
A cooperação é a forma sob a qual atividades individuais se organizam
intencionalmente para a consecução de fins grupais, e sem ela, a vida social
não passaria dum universo de movimentos reciprocamente ajustados, na
melhor das hipóteses, por isto, porém a competição é mesmo, digo, menos
essencial . Onde quer que haja bens escassos, os membros da sociedade, cada
qual movido pelos seus próprios interêsses, os disputam entre si, de maneira
basicamente semelhante a outros organismos; como as árvores competem pela
luz solar, os homens procuram satisfazer as suas necessidades, em detrimento
de outras, toda vez que os recursos disponíveis não bastem para todos .
Portanto cooperação e competição são elementos universais de sociedades
e grupos complexos, embora a ênfase colacada em um ou outro varie
consideravelmente, podendo a competição se aproximar de zero em grupos
primários muito pequenos, e a cooperação, em grupos secundários altamente
competitivos ( sua eliminação total, contudo significaria o fim do grupo ) O
papél da escola a meu ver, não é evitar competições entre seus alunos, mas sim
prepará-los para serem bem sucedidos ...nas mesmas. ..porque á escola cabe
avaliar o aluno, mas é lá fora...que ele se vê "testado" pela vida...Todos nós
sabemos , o quanto é penoso para uma criança, ou pessoa qualquer, escrever
sobre algo, que ela não ouviu falar, ou detém uma vaga noção a respeito...É
impossível uma criança produzir texto de qualidade no vazio...E, criança ao
ingressar na escola, vem cheia de ideias, de imaginação, confiante de que vai
aprender o conhecimento devque necessita para crescer saudável, forte e feliz.
Mas muitas das vezes não é o que acontece. Ela fica triste, e apática, aos
ensinamentos...desatenciosa e infeliz. Passa a se tornar um problema na sala
de aula. Então o professor deve estar preparado para motivar e convencer os
seus alunos a quererem buscar o conhecimento. E, eu sempre primei por este
lado, o defacilitar o "namoro" pelos estudos. Estou sempre lendo, pesquisando,
inventando coisas...e até projetos ousei elaborar para melhorar o nível de seus
saberes. O ano passado de 98, tive a alegria de ver quatro projetos meus bem
apreciados por estas Faculdades:F.A.P.,( Faculdade de Artes do Paraná), a
P.U.C.( Pontifícia Universidade Católica ), e a Tuiutí. Fiquei muito feliz e agora
ouso participar da seleção de candidatos ao Mestrado Em Educação. Sou
professora desde 1979, no estado , atuando numa mesma escola.E, no
município estou a quase dezessete anos. Tenho enfrentado grandes barreiras...
como todos aqueles que trazem no espírito a marca da inovação...Todavia
nenhuma delas, jamais conseguiu boicotar o meu entusiasmo para ensinar
com vontade e gosto, as minhas queridas crianças. Já fiz de tudo um pouco:
ensinei a técnica de escrever rimas( que eu mesma criei...), ensinei acrósticos,
paródias, o jeito de produzir, e, até "um jeitinho especial" de poetizar, para um
grande número de alunos. Talvez a facilidade, por ter eu também atuado como
auxiliar de regente, e as professoras me queriam dando aulas de Literatura,
uma vez por semana...para cada turma. Projetei um bingão, intitulado:"Bingão
da Matematicultura", e as crianças adoraram, respondendo ao desafio de
vários objetivos da matemáteca, e de outras áreas do conhecimento, no treino
mental, e verificação da aprendizagem .
Escrevi muito durante todos estes anos, o que resultou num acervo de várias
obras: romance, estórias infanto-juvenis, crônicas, etc..."Globalizar a
Imaginação-Criar e Reciclar Ideias..."se constituiu não só num objetivo, mas
num ideal de ajudar, orientar, e ensinar um pouco do pouquinho, que eu sei...
para que as crianças, futuramente..., ou num futuro bem próximo, possam vir
a gostar mais, de escrever, com perseverança...e, se tornem uns pequenos
escritores mirins"...



Referências Bibliográficas...

-Wachowicz, Lilian Anna- Omitodo
Dialético na Didática. Ed. Papirus
ano-1969.( A Questão Didática)
-O Saber Fazer na Escola ( pg. 91 a 110)
-O Método Dialético- No Contexto Da Educação ( pg. 110 a 124 )
-Linhard, Rudolf- Sociologia Educacional-7ª edição- Iteiramente
- Revista- S. Paulo: Pioneira,1985( Manuais de Estudo)
-Estrutura Social da Ecola. 127
-Piaget Ao Alcance Dos Professores C. M. Charles, Ed. Ao Livro Técnico S/A
-Indústria E Comércio, Rio de Janeiro-pgs 26 a 32.
- Nova Escola-Para Professores do 1ºgrau IV-nº28- março 1989( Uma
Revolução Na Ótica Do Que É Ensinar e Aprender-pg. 12 a 18.

Nota: Eu só postei este texto aqui...no meu bloog, para servir de "testemunho"
em agradecimento ao Senhor nosso Deus, pela graça recebida de estar
digitando...sem depender de terceiros para, mesmo pagando...ás vezes não
podemos contar com eles...( foi o que ocorreu com este meu antaprojeto, que
tive que inscrevê-lo, escrito á mão... por não saber digitar e não encontrar...
ninguém que o fizesse a tempo...) Eu até acho que fui ingênua, em pensar que
que o meu texto, teria chance de me proporcionar a aprovação para a bolsa...
que eu estava aspirando...Obrigada meu Deus, porque eu sou uma iniciante
informática, mas o suficiente para glorificá-lo, em o nome de Jesus, e dizer
como tá escrito lá em Filipenses :4-13, "Eu tudo posso em Cristo que me
fortalece " palavras do apóstolo Paulo...

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