quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

"MÚSICA PARA APRENDER "VERBOS'...escrito em :19-08-87 por: Maria Aparecida de Oliveira- Curitiba Pr.

MÚSICA PARA APRENDER "VERBOS"...
texto de Maria Aparecida de Oliveira
escrito em:19-08-87-Curitiba Pr.

Tempos do Modo Indicativo:a)Presente do Indicativo
b)Pretérito Perfeito
c)Pretérito Imperfeito
d) melodia: Terezinha de Jesus...

No Presente do Indicativo...
eu uso "agora" e nunca erro...
no Perfeito do Indicativo...
eu uso "ontem" e nunca erro...
no Imperfeito do Indicativo
eu uso "Há muito tempo " e nunca erro!
"agora", "ontem" e "Há muito tempo"
uso antes de: eu, tu, ele,
e...também de nós, vós eles...
pra falar corretamente...

"Mais que Perfeito do Indicativo"
(pode ser dado em forma de poesia)


É um tempo, bem sabido...
todos os verbos...que terminam em ( ar )
terminam também em :( ara), ( aras ), ( ara )
eu tu ele
áramos nós, ou nós áramos
vós areis e eles aram
todas essas palavrinhas...
caem sempre no final...
Todos os verbos que terminam em :( er )
finalizam, também em :( era, eras, era,
eu tu ele
"êramos".nós, ou nós êramos...
vós êreis ou nós êramos...
Todos os verbos que terminam em :( ir)
no Mais-que-perfeito, eu conjugo assim :
aprendo bem os "pedacinhos"...
que devo colocar no fim...
olhe só que belo exemplo...
que receita fabulosa!
para ( eu ) ( tu ) ( ele )
ira iras ira
íramos nós ou nós íramos
vós íreis e eles íram
TODOS OS VERBOS QUE TERMINAM EM: ( ir )
no Mais-que-Perfeito, eu conjugo assim...
aprendo bem os "pedacinhos"...
que devo colocar no fim...
olhe só que belo exemplo...
que "receita" fabulosa...
para ( eu ), iso ira
para ( tu ), uso iras
para ( ele ), uso ira
íramos nós ou nós íramos
vós íreis e elels íram
vejam só que maravilha...
aprendi a conjugar...
todos os verbos nesse "tempo",
pra melhor saber falar!

"FUTURO DO PRESENTE"

No futuro do presente
observo o "finalzinho"...
dos verbos conjugados...
que faço todos assim:
coloco o pronome e o verbo
e esses "pedacinhos", no fim...
"rei" "rás" "rá" "remos" "reis" "rão"
eu tu ele nós vós eles
Não me esqueço de usar...
a palavra: "amanhã"
antes de : "eu" "tu" "ele"
e também de: "nós" "vós" "eles"
pra acertar todos enfim...
pra falar corretamente...
preciso saber bem os verbos...
sou aluno aplicado ...
e aprendo de bom grado!
vejam que maravilha...
aprendi a conjugar
todos os verbos nesse tempo...
pra melhorar o meu falar!

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

No futuro do presente...
observo o "finalzinho"...
dos verbos conjugados
que faço todos assim:
coloco os pronomes e o verbo...
e esses "pedacinhos" no fim...
( rei ) ( rás ) ( rá )
eu tu ele
( remos ) ( reis ) ( rão )
nós vós eles
Não esqueço de usar...
a palavra "amanhã"...
antes de "eu", "tu", "ele"
e também de: "nós", "vós", "eles"
pra acertar todos, enfím!
Pra falar e escrever corretamente...
preciso saber bem os verbos...
sou aluno aplicado
e...aprendo de bom grado!


RESUMINDO MEUS COLEGAS...
tudo que aprendi e ouvi...
no ' Mais-quePerfeito"...
eu uso "outrora" e nunca erro...
N Futuro do Presente, eu uso "amanhã",
e nunca erro!
No Futuro do Pretérito...
eu uso "Se eu pudesse..."
e nunca erro...
"Outrora", "amanhã" e "Se eu pudesse"
uso antes de: "eu", "tu", "ele"
e também de :"nós", "vós", "eles"
pra falar corretamente...
E, no MODO SUBJUNTIVO...
lembro que só tem três tempos sómente:
"PRESENTE", "IMPERFEITO" e, FUTURO...
"QUE TAMBÉM PRECISAM DE PALAVRAS DIFERENTES...
NO PRESENTE (antes dos pronomes :eu, tu, ele, nós, vós, eles...
DIZER: "É PRECISO QUE..." VAMOS VER ESSE EXEMPLO:
"é preciso que ...eu veja
..........................tu vejas
...........................ele veja
............................nós vejamos
............................vós vejais
.............................eles vejam
NO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO...
"Se..."eu visse
........tu visses
........ele visse
........nós víssemos
........vós vísseis
.......eles víssem

NO FUTURO DO SUBJUNTIVO..
"Quando'... eu vir
.................tu vires
..................ele vir
..................nós virmos
...................vós virdes
...................eles virem.
NOTA: NESSA ÉPOCA...
os meus alunos amavam
aprender os verbos através da música...
e também da poesia...

Nenhum comentário: