quarta-feira, 2 de junho de 2010

Terça-feira, 3 de Junho de 2008
"INSPIRÃÇÃO NA MADRUGADA"(texto de Maria Aparecida de Oliveira) a quem interessar possa...

fevereiro de 2006!( a verdade liberta) Era madrugada, literalmente,
quase duas horas da manhã, do dia dez para o dia onze deste mês...o
carnaval se aproximando, as aulas se iniciando...Naquele dia fui dormir
mais cedo...Havia trabalhado muito e cansado o meu corpo muito mais
do que o cotidiano de minhas tarefas. Nem consegui ver tv,como faço
todas as noites, indo até as 23 horas, pelo menos, até ás dez horas da
noite.Embora, cansada, estava despreocupada. Fiz minha prece antes
de pegar no sono. Eu acho que todo mundo, ou quase todo mundo, fala
com Deus antes de dormir, pelo menos, é o que a gente aprende desde
criança. São os valores éticos, morais, e cristãos...Eles vão seguindo,
paralelamente, crescendo com as crianças, e jovens na trajetória do
processo de aprendizagem, de um crescimento mais saudável e isto é,
mais promissor. Agradeci a Deus por ter criado todas as pessoas, á sua
semelhança, isto é, á imagem dele.Agradeci novamente ao Senhor, pela
família fecunda, honesta e verdadeira, da qual faço parte...São muitas
pessoas e, quando nos reunimos em eventos familiares chega quase á
meia centena delas. É aí que a gente coloca, "os papos" em dia...Ficamos
então sabendo das novidades, e ou até de alguns problemas, e daí então,
procuramos ajudar resolvê-los;Eu sempre achei muito importante,
esses encontros familiares...Até mesmo as pessoas de fora, respeitam
muito mais as famílias bem estruturadas e de bem com a vida...E até
muitas das vezes serve de paradígma, para muitas delas...Enquanto,
tudo isto era "digitalizado" em minha mente, através de "dicas' no
endereço virtual de minha alma, através deminha prece que eu fazia
naquela noite, agradeci, também ás alegrias e aos reveses, que a vida,
tem me dado, e, pelos quais, já tenho passado...Idubitavelmente, eles,
os tais revéses, muito me ensinaram ,e digo mais, "sou o que sou " pelos
desafios que já tenho enfrentado nesta vida...Confesso, que quando fui
impactada por alguns deles, ou de vários deles, sofri muito, até mesmo,
por que á princípio como a maioria das pessoas, não conseguia atinar
para os porquês, dos mesmos...Finalmente me rendi ao sono,adormeci.
Não foram nem três horas, decorridas, e eu já estava novamente
acordada. Eu acordei com uma vontade imensa de escrever! Sentei-me
na cama, _mas que horas são? Fui até a cozinha, olhei as horas no
microondas. _O quê?Só 1:40? Olhei pela cortina da sala e disse para
mim mesma:_por que será que Deus me acordou a essa hora?_ah! já
sei...e, vim cantarolando baixinho, no rítmo de uma melodia que eu
ainda não conhecia...e que precisava compor a letra.Não deu outra!
caneta e papél á mão, e, num piscar de olhos,não deu nem 5 minutos,
e surgiu o presente texto, que intitulei de "VAMOS LÁ BRASIL" vindo a
ser chamado , mais alguns meses , pela imprensa escrita e falada de:
"HINO AO HEXA"...á princípio, como sou abençoadamente, uma
pessoa que tem "paixão" pela escrita, e desde há muitos anos , escrevo,
um pouquinho de tudo...Eu pensei se tratar de mais uma paródia, que
Deus tivesse me dando...pois já tenho um rico acervo delas ( só pra se
ter uma idéia, mais de duzentas paródias...)Eu até sistematizei- as sob
forma de projeto, e após convidar mais 4 colegas da escola municipal
onde trabalhava, propusemos o projeto, ao "Fazendo Escola"no qual,
foi aprovado,literalmente dizendo, pela Universidade Federal aqui, em
Curitiba!Eu e minhas quatro colegas de escola, passamos a receber uma
"bolsa' por seis meses. O meu projeto foi intitulado de:"PAIXÃO POR
APRENDER EM PARÓDIAS, POEMAS, E ACRÓSTICOS..."Este
mesmo projeto, envolveu a escola onde eu trabalhava e a creche ao lado
no ano de 1999, em ima escola municipal de Curitiba. Esse projeto teve
muito sucesso e alcançou grande êxito na educação, como meio de
'facilitar a aprendizagem e ao mesmo tempo desenvolver o "veio"
artístico, da maioria dos alunos, que aprenderam a gostar de apreender
o conhecimento, através da música, e dos rítmos que eles conheciam...
E este meu querido projeto,aprovado pela Universidade Federal do
Paraná, e por outro lado, enriquecido, no decorrer de sua execução,
pelo admirável talento, e dedicação de minhas 4, companheiras, de
trabalho, lá no "Cei..." e "Creche...'Á poesia foi dado ênfase, e aos
Temas Transversais, e á Pluralidade Cultural...muito mais do que já
se fazia antes...pois a música, possibilitou apreender de forma lúdica...
E, para a nossa alegria, o projeto Paixão...' obteve conceito "excelente",
por uma professora desta instituição universitária,sendo a mesma já
"uma doutora,isto é PHD"...Outrossim, se eu já amava parodiar o
conhecimento, para facilitar na apreensão desse conhecimento, para
os meus queridos alunos, é óbvio, que depois desse maravilhoso
resultado da aprovação, execução,e respeitabilidade ao meu jeito de
ensinar de maneira lúdica, eu confesso passei a produzir muito mais
textos parodiados. E, só pra se ter uma idéia... esse projeto,chamou a
atenção da mídia do bairro, e até foi feito mensão dele , na revista
Aprender...Em detrimento de tudo isto, me ocorreu, que naquela
madrugada, eu tivesse compondo uma paródia. Todavia, e, graças a
Deus, se tratou de um verdadeiro hino ao Hexa,que era a 6ªmedalha,
isto é, o alvo que nós brasileiros, desejávamos no ano de 2006!
Na verdade, a minha simples musiquinha, virou um hino, e envolveu
todos os alunos da minha escola na época...400 crianças...pra mais...
A minha música do Hexa, "contagiou" muitos alunos de algumas , onde
souberam dele...Até lá em Caiobá, por ocasião do carnaval, eu cantei
para umas 30 pessoas entre amigos e minha família, que nos reunimos
para "apreciar" lá do enorme apartamento que alugamos, o desfile de
rua. Lá para o dia 31de março, por ocasião, da comemoração do 'níver"
do meu irmão Junior, eu também cantei a minha música do HEXA, e
mais de 100 pessoas, que estavam presentes , gostaram muito.
Para "encurtar a história" ,a minha música saiu num "tal' jornal, mas
ousaram dizer que a autoria era das crianças, lá da escola , onde eu
trabalhava, e que eu era sómente a idealizadora do projeto do Hino e
também de outros textos sobre o futebol, falando das "copas',que
também foram escritos por mim..." Apesar de minha boa vontade, em
sempre estar "partilhando"das minhas idéias, com as pessoas, inclusive
o da educação, eu nunca compactuei com injustiças, e muito menos
com mentiras...Desta feita, fiquei muito magoada, e meus amigos
trataram de "enviar emails", lá para os responsáveis , até mesmo, pelo
'equívoco' como foi chamado na fonte de onde queriam me fazer
passar por "usurpadora" (que para um bom entendedor basta),visto
que se a mídia estava divulgando, "que os alunos de tal "escola' já tem
seu hino para comemorar a copa...e, feito por eles,...então deduz-se é
óbvio,que a professora Cida é mentirosa? Graças a Deus , que tudo foi
em tempo, esclarecido! Obrigada meu bom Deus, e obrigada aos que
intercederam por mim...Agora vou postar os textos originais das letras:"do hino
do 'Hexa" ( cuja letra e melodia é de autoria de Maria Aparecida de Oliveira,
professora na ativa na época, no Cei Doutel de Andrade ---uma escola municipal em Curitiba...onde cerca de 400 crianças da referida escola, participaram do projeto, que a professora Maria Aparecida de Oliveira, criou na época, para
trabalhar com os alunos do Centro de Educação Doutel de Andrade.Foi um sucesso tamanho, que houve rádios aqui e Curitiba, que divulgaram o fato...
Outrossim, como se não bastasse... saiu num jornal intitulado: 'Jornal do
Ônibus, cerca de 30.000mil "tiragens' , dando a notícia...mas disvirtuando a
verdade. Por que digo isto? Oras, porque posso provar que sou eu Maria Aparecida de Oliveira , quem é de fato a verdadeira autora dessa música e letra do 'Hexa',que foi cognominada de hino pela prefeitura, isto é a educação, como
estava no site do prefeito na época, que por sinal fiquei muito agradecida a ele
pelo carinho que dera ao meu projeto, publicando o trabalho que eu e demais professores da escola, tivemos em "ensaiar', as minhas letras, tanto a do hino do Xexa, como as demais paródias que eu criei envolvendo o futebol etc etc, para
somar no projeto, também de minha autoria. Quero que fique bem claro que
jamais foi meu objetivo "constranger" a ninguém e muito menos os meus queridos alunos. Se houvesse sido criado por alunos, eu teria sido a primeira a
aplaudí-los! No entanto, só deu muito "pano pra manga "...porque se tratou de um assunto que deu mídia e ibope--Afinal, se tratava do maior esporte da terra
--O Futebol !( só para se ter ideia, até Rede Globo, se fez presente, vindo até á
escola e fazendo filmagens por mais de uma hora!

1º TEXTO

"Hino ao Hexa"
(letra e música de Maria Aparecida de oliveira
professora do Cei Doutel de Adrade--Curitiba Pr.)

Hexa! Hexa! Hexa!
Vamos lá Brasil vai nessa!
Hexa! Hexa! Hexa!
Vamos lá Brasil vai nessa!
A nossa seleção
É pentacampeã
E vai para Alemanha
Com garra cidadã
Hexa! Hexa! Hexa!
Vamos lá Brasil vai nessa !
Hexa! Hexa! Hexa!
Vamos lá Brasil vai nessa!
A nossa seleção
É espetacular!
Se Deus quiser, Campeão
Brasil, Hexa, será!
( NOTA: escrevi na madrugada do dia 10 para o dia 11 de fevereiro de 2006)


2º TEXTO
---> é uma paródia ->melodia "Cai Cai Balão... autor da letra: Maria Aparecida
de Oliveira-Curitiba Pr. Brasil.

Vai vai Brasil, vai vai...
Vai para a Alemanha
Vai vai Brasil vai vai
Faz essa façanha!
Vai vai Brasil vai vai
Seleção Espetacular!
Vai com sede e marca gols
A sexta estrela faz brilhar!
Vai vai Brasil vai vai
Vai confiante e muita fé!
Vê se joga um bolão
Traz o Hexa, Campeão!

3º TEXTO
tema: "O Brasil Em Busca Do Hexa"
melodia:"Ciranda...Cirandinha"
autor da letra: Maria Aparecida de Oliveira
professora do Cei Doutel de Andrade
escrita em:02-04-06
Autor: MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Fonte: INTERNET

- reportar - duplicado spam duvidoso inadequado link quebrado viola direitos autorais
1 +perfil +comunidade


ESTE TEXTO ESTÁ SENDO POSTADO, PARA ESCLARECER QUAISQUER DÚVIDAS, SOBRE A AUTORIA DO MESMO...(pela própria autora do "hino ao Hexa e paródias em 2006!MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA-CURITIBA-PARANÁ-BRASIL )

Nenhum comentário: