terça-feira, 8 de junho de 2010

AVENTUREIRA DAS PALAVRAS ...( VALE A PENA LER DE NOVO...)

AVENTUREIRA DAS PALAVRAS
Tudo na vida tem sempre
um motivo pra gente lembrar
e no Recanto das Letras como
"Aventureira das Palavras" tô lá!

"Aventureira das Palavras"
foi o título de uma matéria
feita pelo jornal da Sismac
a meu respeito, deveras...

"Aventureira das Palavras"
um carinhoso apelido...
pelo trabalho que sempre fiz
na educação, me disseram...

Sedenta por soluções na luta
para melhorar a qualidade
da aprendizagem dos alunos
que comigo estudavam...

Facilitar na aprendizagem
foi sempre o que sempre fiz
paródias acrósticos e poesia
rimando a escola feliz!

E, á cada "parto" poético
muito sulfite eu gastava
espalhava cópias pra todos
que ao meu redor caminhava

Isto no sentido figurado
pois é óbvio que as cópias
eu as dava para os professores
e para a querida galera...

Galera querida, os alunos
amavam os meus textos...
e, eu também ensinava a eles
o meu jeito de fazê-los!

Um dia...eu fiz um Rap
sob o tema "Ciranda do Voto"
que foi parar lá na redação
de um jornal- da Sismac...

Então fiquei sabendo...
que uma daquelas cópias
que na escola eu distribuí
deu muito "pano pra manga"

"pano pra manga" é figurado
o sentido que vou dizer...
pois o "Rap Ciranda do Voto"
fez o jornalista me conhecer!

Não é que certa manhã
apareceu cá na escola
dois jovens querendo fazer
uma entrevista na hora.

Os moços foram chegando
o fotógrafo e o jornalista
e eu sem saber de nada
abri meu coração á vista...

E á medida que perguntava
eu depressinha respondia
e, na minha simplicidade
tudinho, contei que fazia

Fazia para ajudar
os alunos a aprender...
criava textos para eles
deslanchar e alvorecer!

Eo "Rap Ciranda do Voto"
foi todo escrito em quadrinhas
e conquistou para mim...
aquela "entrevista", sabias?

É muito gratificante, acreditem
é como um raio de luz...
quando alguém nos valoriza
nossa alma cintila e reluz!

E a "Ciranda Rap do Voto"
com certeza agradou...
aos cinco mil leitores
que o jornal ganhou.

E assim ó meus amigos
vou contar pra vocês
que esse "Rap" virou CD
com outras músicas de vez!

E, só para se ter uma ideia
o Rap, ficou conhecido
democraticamente falando
nas eleições de 2008, fou visto.

Agora,"Aventureira das Palavras"
acabei de esclarecer...
foi tema de uma matéria
relatando meu jeito de ser!

"RAP CIRANDA DO VOTO"

Ciranda cirandinha
Vamos todos observar
Para quem vai nosso voto
Pra depois não reclamar.

Toda vez que tem campanha
Para haver nova eleição
Alguns candidatos se agridem
Festival de xingação

E o partido que era contra
Passa ser o ideal
Vão pulando de um pro outro
Cirandando bem legal.

Por isso candidatos
Façam o favor de andar direito
Respeitando todos os votos
Que contarem no seu pleito

Ciranda cirandinha
Vamos todos conhecer
O perfíl dos candidatos
Pro seu voto merecer

Toda vez que muda o time
De políticos a governar
O povo tem esperança
Que o país vá melhorar

Ciranda cirandinha
Vamos todos bem votar
Escolhendo sabiamente
Quem pretende trabalhar

Mas pra isso oh! candidatos
Horem os votos recebidos
Realizem bons projetos
Executem suas promessas

Trabalhem pelo povo
Com justiça social
Criem mais empregos
E o Brasil cresce legal

Ciranda cirandinha
Vamos vamos nos educar
pra fazer a nossa parte
Saber votar saber votar

Expressando o que queremos
Através do nosso voto
Qualidade boa de vida
Na saúde e no transporte

Na alimentação e moradia
No lazer e educação
Sem violência só na paz
E livres da corrupção

Por isso é preciso
Investir na educação
Pois é ela quem prepara
candidatos cidadãos

Ciranda cirandinha
Vamos todos bem gravar
Nas urnas se decide
Como o país vai andar

Andar rápido feito atleta
Para a frente caminhar
Ou ficar a ver navios
Vendo o tempo passar

Por isso é importante
Refletir e votar certo
Valorize o candidato
Que é honesto e é correto

Aposte nele o seu voto
Peça a Deus para ajudar
Que a sua estrela brilhe sempre
na hora de governar

Ciranda cirandinha
Esse Rap é um barato
Dá a gente a liberdade
De cantar o voto rápido.

RAP "Ciranda do Voto"
Professora Maria Aparecida de Oliveira-Centro de Educação Integral Doutel
de Andrade
éxtraído do Jornal do Sismac nº 98 julho de 2004 1ª página e na pág -3
encontra-se o tema:"Aventureira das Palavras"
Postado por Professora Cida Oliveira às 12:09

OBSERVAÇÃO:-Este texto foi publicado no Recanto das Letras em:08/06/2010, com registro;"Copyrght @2010, Todos os direitos reservado, você não pode copiar, exibir,
distribuir, axecutar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra, sem a devida permissão do autor. OUTROSSIM SÓ PARA SE TER UMA IDEIA...NO DIA 04/02/09, A AUTORA POSTOU PELA 1ª VEZ, ESSE MESMO TEXTO" AVENTUREIRA DAS PALAVRAS" SOB O CÓDIGO:T 1420818 SOB O REGISTRO:Licênça Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida de Oliveira). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: