quinta-feira, 28 de abril de 2011

meu nome é Maria...

Meu nome é Maria..
Gosto muito de escrever
Tenho filhos responsáveis
E netos a alvorecer!

Meu nome é Maria
Escrito na minha mão
Ensino a muitas crianças
Valores:éticos, morais e cristãos!

Meu nome é Maria
Aparecida de Oliveira
Mas todos que me conhecem
Sabem a minha maneira!

Meu nome é Maria
Uma simples mulher, sou eu
E desde que me conheço por gente
A vida, me sorriu também bateu!

Meu nome é Maria
Cresci, namorei, casei
Tive 4 filhos, 2 enlaces
Mas, sozinha, os criei!

Meu nome é Maria
E Deus, sempre me abençoou
Eu já era uma avozinha
Quando o 4º filho, chegou!

Meu nome é Maria
Sempre gostei de alegria
E a cada vitória obtida
Documentava se forma escrita!

Meu nome é Maria
E penso tão diferente
Das pessoas que querem ser
Melhores, do que toda gente!

Meu nome é Maria
Tem “mar” e tem “ria”
Mar, que ondas beijam areia
Bulinando as minhas certezas!

Meu nome é Maria
E a ninguém dou o direito
De magoar a minha alma
Com desrespeito e degredo!

Meu nome é Maria
Mas não sou “vai com as outras”
Penso, reflito e não concordo
Medidas injustas e desconexas!

Meu nome é Maria
E vou mostrar ao mundo
Se Deus quiser,o reverso
Daquilo que “imputaram”!

Meu nome é Maria
Maria, que vê o mundo
Com os olhos da alma enxerga
Como a bondade é justa!

Meu nome é Maria
Que ama e também perdoa
Que se tem humilhado quando erra
Mas, briga, se é humilhada a toa!

Meu nome é Maria
Que voa na imaginação
Vive momentos etéreos
Pela fé e emoção!

Meu nome é Maria
Aquela que “busca” o poder
Mas aquele que vem de Deus
E que transforma o viver!

Meu nome é Maria
Aparecida de Oliveira
Muitos centenas iguais ele,
“homônimos”, na carreira!

Maneira desta Maria
Se portar perante a vida
Mesmo levando “porradas’
Dela, parte para a briga!

Briga, pelo que acredita
Com decência e vigor
Nada mais a impedirá
Em Deus, seu labor!

Labor, desta Maria...
Que desde menina, sonhou
Em amar e ser amada...
E ser feliz, sim, Senhor!

No amor filial
Amigável e conjugal
tendo um companheiro
querido, tesouro inestimável!

Meu nome é Maria
Maria trabalhadeira
Maria, que desde os 6 anos
Lavava, louça, faceira!

Meu nome é maria
Aparecida de Oliveira
Menina, fui muito pobre
De conforto, financeiro!

Meu nome, um apelido
Carinhoso, logo recebeu
Cidinha, para os familiares
Dizia...meu pai com amor!

Meu nome as vezes, penso
Que me judiou demais...
Não imaginem a quantidade...
De “homônimos”, que ele traz!

Meu nome revela: amor
Amor, e sinceridade...
Sou muito grata a ele...
Que vibra quando vence maldades!

Meu nome segundo entendo
Dos meus pais eu recebi
Sou muito grata a eles
Que me ensinaram o porvir!

O porvir da honestidade
Falando sempre a verdade
Agindo com a consciência
Sem hipocrisia ou indecência!

Meu nome, quero mantê-lo
Sempre limpo e honrado
É um bem, que prazer, tenho
Honesto, sê, preservado!

Meu nome é Maria, Maria,
Maria, que vence batalhas
Maria, que não foge á luta
Pela fé, eu nela se instala!

Meu nome, faço questão
De mantê-lo higienizado
Não dou direito a ninguém
De joga-lo na lama é claro!

Meu nome parece comum
Mas ele é próprio, só meu
Nomeia a pessoa que sou
Como o teu nome a você!

Meu nome é Maria e não
Não aceito injustiças...
Se de fato, ousarem infamar,
Minha integridade:psíquica e ou física!

Meu nome parece...poesia
Pois até “mar”, já disse ter...
E por falar em natureza
Merece ela, respeito consciente!

Maria também é o nome
De minha mãe tão querida
Que resolveu partilha-lo...
Com cinco filhas das “tidas


Maria Nazaré, Maria Aparecida
Maria Marinita, Letisse Maria
Gisele Maria, alguém acredita?

Meu nome é Maria
Observo tudo ao redor...
Pessoas, coisas e momentos
Registrados na memória!

Meu nome é Maria
E me indigno com o desrespeito
Que se dá aos mais pobres e carentes
E muito humildes, são direitos!

Meu nome é Maria
E acredito que vou realizar
Todos os sonhos sonhados
Se Deus, quiser me ajudar!

Meu nome é Maria
E todo dia peço em oração
Que o Senhor, abra portas
De bênçãos, para mim e os meus, então!

Meu nome é Maria
E olho com muita tristeza...
Pessoas de bem, com palavras
Ofensivas á vida alheia!

Meu nome é Maria
E sempre procuro ajudar
As pessoas que mais precisam
Peço a Deus, para amparar!

Meu nome é Maria
E me preocupo com a Educação
Das crianças e ou adolescentes
Pois quero um Brasil, muito Bom!

Meu nome é Maria
E não concordo com a omissão
Pois ela, é crime, e sabemos
Aprisiona inocentes, em questão!

Meu nome é Maria
Muitas lágrimas já chorei
Mas com a fé que tenho em Deus
Com sorriso, eu as sequei!

Meu nome é Maria, e não sou
mais uma entre todas..
acredito que cada um de nós
temos um perfil indivisível!

Meu nome é Maria
As vezes, “irreverente”
Abomino falatórios maldosos
que traduz seres indecentes!

Meu nome é Maria, mãe,
Maria, mãe dos meus filhos
Filha de outra Maria, incrível
E irmã de mais 4 Maria, acredite!

Meu nome é Maria e eu sou
Uma pessoa de bem com a vida
Tirando lições até os problemas
Que favorecem meu jeito na lida!

Esta Maria que sou e admiro
Se revolta com as coisas erradas
Que observa fazerem certas pessoas
Para macular, o seu jeito, em piadas!

Piada, que as vezes até ri...
Quando se põe a pensar...
Que certos amigos ao nosso redor...
Mos “renegam” nas horas amargas!

Meu nome é Maria Aparecida
Gosto muito de “falar” com Deus
Conversar sobre o que me aflige
Sentir pela fé, sua direção!

Meu nome é Maria
Maria tão injustiçada
Que a muitos anos sofre
Muitos danos em sua alma!

Meu nome é Maria , e as vezes...
Fico perguntando o porquê...
De tantos reveses...já tido...
Na minha profissão, á mercê!

Á mercê, do que, desconheço
Prejudicada me senti, sem piedade
Me “tacharam” de utópica...
Como se dom de Deus fosse pirraça!

Esta Maria, que a muito escreve...
Esta Maria que ama escrever
Esta Maria que ama ao nosso Deus
Não concorda com injustiças a seu ver!

Meu nome é Maria e eu sempre
Busquei de mim...me doar
Na simplicidade, eu fui criada
Mas minha família rica em amar!

Os tempos pra esta Maria
Foram e ainda são bem difíceis
Mas se Deus quiser a vitória
Recompensará cada sacrifício!

Meu nome é Maria
E cresci envolta no amor
De uma família mui decente
Que sempre me deu calor!

Meu nome é Maria e ainda
Careço de abastança financeira
Porém, rica das graças de Deus
Pela fé em suas promessas, estou eu!

Meu nome é Maria
Vim morar na capital
Na esperança de florescer
Na Educação, meu astral!

Na Educação da infância
De jovens e de adultos
Pois por Deus, fui capacitada,
Ao me formar no magistério!

Meu nome é Maria
Maria professora Cida
Professora de Literatura
Pela paixão pelos livros!

Livros, que também de minha autoria
Se não me engano mais de cem...escrevi
Mas, por ciúmes, acredito...
Não tive ‘apoio” de quem “devia”...

E o tapete me foi “puxado”
Puxado, me foi o tapete...
Na arte de bem ensinar...
Fui invejada de vez!

Eis uma Maria, que jamais
Aceitou a injustiça...
De sair se sua sala...
Indo tão bem em sua lida!

Meu nome é Maria
E gosto muito de mim
Pois eu me farto de bênçãos
Sempre que busco a Jesus!

Busco a Deus orando constante
No meu dia-a-dia a viver
Até das amarguras rompantes
Ele me faz esquecer!

Meu nome é Maria
Maria a avó de meus netos
Maria mulher que amou...
Enquanto casada, seu esposo com afeto!

Mas essa Maria, praticamente
Sozinha, criou seus filhos amados
Com seu salário pequeno, de professora
Franzino, minguado, sofrido na proa!

Maria que lutou muito
A morar de aluguel, ainda...
Pelo que no passado, sofreu,
da incompreensão, sua sina!

Meu nome é Maria
Eu sofro ao me lembrar
Da mulher respeitada, que fui
Antes, de pra Capital, vir morar!

Até, do Rotari Clube, eu fui,
Lá na minha pequena cidade
Na década de setenta, no início
Eu era uma pessoa tão respeitada!

Meu nome é Maria, já disse
E não acredito em mágicas
Mas a quase trinta anos (na época),
Faço “malabarismos”, lá em casa!

Em casa, para honrar
Todos os compromissos
E, como se não bastasse...
Meu perfil, de arrimo do lar!

Esses versos os escrevi
á, quase dez anos, acredite
no dia dezesseis de novembro
de dois mil e dois, até hoje, persiste!

Persiste a minha garra cidadã
De continuar interagindo...
Desde 2008, na Educação...
Através da internet, nos meus ‘blogs”!

(autor: Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba
Paraná- Brasil) esse texto foi reestruturado em:28/04/2011,
pela própria autora...




Aventureira das palavras
Publicado no Recanto das Letras em 28/04/2011
Código do texto T:2937186
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons...

Nenhum comentário: