quinta-feira, 14 de abril de 2011

Carta Aberta...p/Deputado Ratinho Junior...

Caro Deputado Ratinho Junior

Valho-me da presente, para lhe dizer que recebi
da “PARANAPREVIDÊNCIA” uma carta comunicando:
“vai “mudar” o sistema de entrega de contracheques,
de pagamentos, dos benefícios previdenciários de aposentados
e pensões do Estado do Paraná.” Nobre deputado, eu estou “inativa”,
no Estado do Paraná, desde 2003. Confesso, que a notícia, a meu ver,
não seria mui bem vinda á primeira vista, pelos aposentados em geral.
Se me permite a franqueza, a gente sabe, que grande parte dessa geração
(a minha...), e ou,os da melhor idade, ainda sentem dificuldade de lidar com
a internet, ( pois não tiveram acesso ...á internet a seu tempo, e ou nem havia...)
Dessa feita, se me permite, e com todo o respeito á decisão do teor da referida carta,
que recebi, e que toda a comunidade de aposentados e ou pensionistas, receberam,
gostaria de “refutar” algumas situações, que podem vir a suceder, caso não seja dado,
conta da “demanda”, em tempo, da obtenção dos contracheques, pelo aposentado (a)...
Senhor deputado Ratinho Junior, eu, até início de 2008, não sabia nem “ligar”...o computador (mesmo escrevendo muito para a Educação (textos educativos, projetos,entre outros...). E u “dependia” de terceiros: (familiares e ou pagava para datilografar e ou digitar...quando surgiu o computador..no nosso meio...). Imagine-se agora, de “repente”, mudar-se o sistema de entrega dos contracheques... (via correio),
para, esta nova alternativa, (tendo-se que utilizar-se do computador, via Internet ...?
Só para se ter uma ideia, sugiro que se faça primeiramente, uma “pesquisa”, junto a quem ...interessar possa...é óbvio, nós os aposentados e ou pensionistas do Estado.
Gostaria que ficasse claro, que sou uma cidadã brasileira, consciente do meu dever, que respeito as Leis do meu país Brasil, mas que (mesmo não “batendo ponto, na escola mais...”, primo por interagir, visualizando somente o bem, contribuindo ainda com a Educação, através da postagem de textos em alguns blogs que Deus, me tem permitido.
Caro Deputado Ratinho Junior, vou tentar relacionar algumas das possíveis “situações”
que, poderão vir tirar o sossego dos aposentados acima mencionados...:a meu ver, se me permite...
1º) –Como já se falou, um grande número de aposentados e ou pensionistas, (vão precisar de “segundos” e ou “terceiros” para ajudar na compreensão, e habilitação para ter acesso, ao novo “sistema” (disponibilizado pela parceria da PARANAPREVIDÊNCIA/CAIXA ECONÔMICA FEDERAL), para a emissão dos contracheques de pagamentos, dos referidos benefícios acima citados.
2º)-á princípio, por muito tempo acredito,haverá uma “correria”...para conseguir a tempo, o emissão do contracheque, nos endereços mencionados na carta (Caixa Econômica Federal (nos terminais de autoatendimento), o mesmo que já é utilizado nas transações bancárias...com o cartão e a senha da conta-corrente.), grifo este mencionado na carta...que recebi, (recebemos) .
3º)- Eu fui tentar “providenciar” a senha e usuário pela internet, e não consegui...nem a minha filha, que é “fera”, em navegar na internet conseguiu...e, tem mais se tentar e errar fica “bloqueado”, e daí dá um trabalhão enorme!..
Não haja dúvida que vamos ter que nos deslocar de casa, e enfrentar mais essa “burocracia”,(facilidade...para quem domina essa aprendizagem e até humilhação, para quem não ‘apreendeu” esse conhecimento ainda...).
4º)- nem sempre o aposentado, vive em companhia de parente, que domine esse saber, para ajuda-lo....sem carecer de estranhos para estar entrando na sua “privacidade”...
5º)-há, por outro lado, o perigo de “golpistas...” querendo ‘ajudar”...
6º)-apesar do respeito aos idosos (caixas especiais), será que mesmo multiplicando os atendentes, isto é, funcionários, vai suprir a demanda? E as filas...mesmo nesses espaços?
7º)-será que irá dar tempo de honrar os compromissos assumidos:pagamentos de dívidas?...boletos disso...boletos daquilo...?
Para encerrar, confesso que mesmo estando ... blogueira, pelo fato, de interagir através da literatura (com autoria própria..), ainda preciso aprender muita coisa, no sentido de utilizar melhor da internet. Imagine-se quem nunca nem tentou?

Grata, ó caro Deputado Ratinho Junior, pela atenção em me ajudar a entender essa mudança e a me convencer dessa necessidade...
Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba –Paraná –Brasil
em:14/04/2011.

Aventureira das palavras
Publicado no Recanto das Letras em 14/04/2011
Código do texto T:2909657
Copyright @ 2011-Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir,criar,
obras derivadas, nem fazer uso comercial desta
obra sem a devida permissão do autor.

Nenhum comentário: