sábado, 13 de novembro de 2010

"MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR...vou ter de me adaptar!!!

O tracinho é usado ...
antes da letrinha "h"
muitos exemplos, nesta aula...
com carinho, eu vou lhe dar!
Vou cantar um "RAP-HÍFEN"
pra você melhor "gravar"...
me acompanhe, pois a Reforma
Ortográfica, vai se apresentar...
"anti-higiênico" ó minha gente,
"anti-histórico" é bom saber...
"co-herdeiro" e "macro-história",
vai do "hífen"...depender...
"mini-hotel" e "proto-histórico"
"sobre-humano"e super-homem"
Exceção! Exceção! Exceção!
é a palavra:"subumano" que,
sem o "hífen", escrevemos!
Não se usa o "tracinho",
ou o hífen, a saber...
em palavras como "estas"...
que, com carinho, eu vou dizer:
"aeroespacial", "antiaéreo"
"anteontem", eu vi você...
"autoescola" e "autoestrada"
"coautor",vamos dizer!
"autoaprendizagem", "coedição"
são palavras escritas "juntas"...
e, sem o hífen, vamos nessa,
ó galerinha...nessa luta!
"antieducativo" e "semianalfabeto"
parecem "desengonçados"...
mas é assim que é o correto
nesta reforma admirável !
"semiaberto" e "semiesférico",
seguem o mesmo rumo, é claro...
Exceção ! Exceção ! Exceção !
preste bem muita atenção...
NO PREFÍXO "CO", como fica
nas palavras que se seguem ???
ficam sem o "tracinho" , ou hífen,
vejam o exemplo, que eu dou disto:
"coobrigar", e, "coordenar"
"cooperar" e seus "derivados"
sem o tal de hífen fica...
praticando vou gravar!
Tá aprendido, tá aprendido!
se a "vogal" vem no final...
da 1ªpalavrinha...e o "r" ou "s"
a segunda principia ...
vai levar uma "barrinha"...
vai levar uma "barrinha"...
apelidos carinhosos...
para o tal de hífen, eu dei...
".de tracinho" ou de "barrinha"
o importante é aprender!
"ciranda...cirandinha.."antipedagógico"
e "anteprojeto"...
são palavras, que eu agora...
vou usar, para ilustrar...
não levaram o "hífen", nelas...
isso eu posso afirmar!
pois, o "r" ou "s", não estavam
na segunda palavra a niciar...
essa aula é um "barato"...
aprender com brincadeiras...
bem por isso eu sugiro...
praticar dessa maneira...
"microcomputador" e "ultramoderno"
sem o hífem, são escritos...
"semideus", e "seminovo"
"semicírculo, mesmo jeito!
"autopeça" e "geopolítica"
e o "psedoprofessor"...
deram adeus ao tal de "hífem"
na Reforma Ortográfica!
Já, o PREFÍXO "VICE", deve,
usar sempre com o HÍFEN
"vice-rei", ó minha gente...
"vice-presidente"...etc...
É...verdade...que a Reforma
Ortográfica, é coisa séria...
pois envolve outros países,
que a nossa língua, segue.
Muita, muita, atenção...
na hora de escrever,
pois daqui pra frente a gente "deve"
até mesmo "desaprender"...
aquilo que era considerado certo,
"errado"...alguns são...a saber!
"PREFÍXO", que em Vogal, termina,
e a 2ªpalavra, que com "r" ou "s" se inicia...
"DOBRA", o "s" ou "r", ó meus amigos,
sem o "hífem", é evidente...
"antirrábico" e "antirrúgas",
"antissocial" e "biorrítmo"
"antirreligioso" e "contrarregra"
"contrassenso" e ultrassom
"ultrarresistente" é o que,
se aprende pra todo o sempre!
"batatinha quando nasce"...
se esparrama pelo chão...
eu entro nessa Reforma Ortográfica,
com garra e com o coração!
(nota:Esta é a primeira parte desse texto
criado em 24-10-08, por Maria Aparecida de Oliveira,
residente em Curitiba Pr.Brasil


terça-feira, 15 de setembro de 2009
Minha língua resolveu mudar...Vou ter que me adaptar...
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Aparecida de Oliveira). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras d
Postado por Professora Cida Oliveira às 10:45
Postado por Professora Cida Oliveira às 04:20 0 comentários

Nenhum comentário: