quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fonte ...internet...(A Palavra de Deus...A Palavra E A Verdade )

1 . A Palavra de Deus é eterna e nunca falha
•Números
23:19
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?
•Josué
23:14
... e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra caiu, de todas as boas palavras que falou de vós o Senhor, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem delas caiu uma só palavra.

•1Reis
8:56
...nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras...
•Salmos
18:30
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

33:11

O conselho do Senhor permanece para sempre: os intentos do seu coração, de geração em geração.

100:5

Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração em geração.

102:18

Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor.

117:2
... a verdade do Senhor é para sempre...

119:89
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.

119:160
A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

146:6
Que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e que guarda a verdade para sempre;
•Provérbios
22:21

Para te fazer saber a certeza das palavras da verdade ...

30:5,6
Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

•Isaías
34:16

Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.

40:8

Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente.

46:11

... porque assim o disse, e assim acontecerá; eu o determinei, e também o farei.

55:11
Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
•Daniel
4:37

Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico a lei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo ...

•Mateus
24:35

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar.

•João
10:35
...a Escritura não pode ser anulada.

•Tito
3:8

Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.

•Hebreus
1:11

Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão

13:8
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

•Tiago
4:5

Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura ...?

•1Pedro
1:25

Mas a palavra do Senhor permanece para sempre; ...

•Apocalipse
21:5

... E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.


--------------------------------------------------------------------------------

2. A Palavra de Deus é viva:

•João
4:10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz – Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

•Hebreus
4:12
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

•1Pedro
1:23
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.


--------------------------------------------------------------------------------

3. A Palavra é a verdade:

•Deuteronómio
32:4
... Deus é a verdade ...

•Salmos
31:5
... Senhor, Deus da verdade.

146:6

Que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e que guarda a verdade para sempre;

•Prov.
22:20,21
Porventura não te escrevi excelentes coisas acerca de todo o conselho e conhecimento;
Para te fazer saber a certeza das palavras da verdade, para que possas responder palavras de verdade aos que te enviarem?

•Isaías
65:16
De sorte que, aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade...

•Jeremias
10:10
Mas o Senhor Deus é a verdade; ...

•João
1:14
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.

7:28
... aquele que me enviou é verdadeiro ...

8:26
... aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.

14:6
Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

17:3
E a vida eterna é esta; que te conheçam, a ti só, único Deus verdadeiro,e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

17:17
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

•Romanos
3:4
... sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; ...

•Colossenses
1:5
Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes, pela palavra da verdade do evangelho.

•Tiago
1:18
Segundo a sua vontade, ele nos gerou, pela palavra da verdade, ...

•Apocalipse
19:11
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro ...

21:5
... Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.


--------------------------------------------------------------------------------

4. Deus não mente:

•Números
23:19
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?

•1 Samuel
15:29
E também aquele que é a Força de Israel não mente, nem se arrepende; porquanto não é um homem, para que se arrependa.


--------------------------------------------------------------------------------

5. O Senhor não muda:

•Salmos
102:27
Mas tu és o mesmo e os teus anos nunca terão fim.

•Isaías
48:12
Dá-me ouvidos, ó Jacob, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu, também, o último.

•Malaquias
3:6
Porque eu, o Senhor, não mudo; ...

•Hebreus
1:12
E como um manto os enrolarás, e como um vestido se mudarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

13:8
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

•Tiago
1:17
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


--------------------------------------------------------------------------------

6. Deus faz o que Lhe apraz e cumpre a Sua Palavra:

•Génesis
1:7,9,11,15,24,30
E disse Deus ... E assim foi.

21:1
E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha falado.

28:15
E eis que estou contigo, e te guardarei, por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.

•Josué
1:1-19 (*)
•1 Reis
8:20
Assim confirmou o Senhor a sua palavra que tinha dito ...

22:11-38
(Falsos profetas disseram profecias lisonjeiras ao rei Acab, mas foram expostos por Mica, o verdadeiro profeta, o qual profetisou a morte de Acab. Mica arriscou a sua vida e foi preso por dizer a verdade, mas a Palavra do Senhor foi cumprida.)

•Salmos
19:7
... o testemunho do Senhor é fiel ...

119:49
Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.

•Isaías
34:16
Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo os ajuntará.

•43:13
... operando eu, quem impedirá?

•44:24-28
Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;
Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e transtorno a ciência deles;
Sou eu quem confirma a palavra do seu servo, e cumpre o conselho dos seus mensageiros; quem diz a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis reedificadas, e eu levantarei as suas ruínas;
Quem diz à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios;
Quem diz de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz: dizendo, também, a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te.

•45:23
Por mim mesmo, tenho jurado; saiu da minha boca a palavra da justiça, e não tornará atrás ...

•Jeremias
•1:12
E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

•Ezequiel
•12:25
Porque eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá ... falarei uma palavra e a cumprirei, diz o Senhor Jeová.

•:27,28
Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que este vê é para muitos dias, e ele profetiza de tempos que estão longe.
Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Não será mais diferida nenhuma das minhas palavras: e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor JEOVÁ.

•Daniel
•4:33
Na mesma hora, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor ...

•8:26
... tu, porém, cerra a visão, porque só daqui a muitos dias se cumprirá.

•Habacuc
• 2:3
Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá: se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

•Mateus
•2:5
E eles lhe disseram: Em Bethleém de Judeia; porque assim está escrito pelo profeta

•2:15
E esteve lá até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Do Egipto chamei o meu Filho.

•2:17
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias ...

•2:23
... para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas ...

•Lucas
•1:20
E eis que ficarás mudo, e não poderás falar, até ao dia que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que, a seu tempo, se hão--de cumprir.

•1:45
Bem-aventurada a que creu, pois hão-de cumprir-se as coisas que, da parte do Senhor, lhe foram ditas.

•24:44
E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse, estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés; e nos profetas e nos salmos.

•:49
E eis que sobre vós envio a promessa do meu Pai: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

•João
• 18:9
Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: dos que me deste, nenhum deles perdi.

•19:28
Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que trespassaram.

•Actos
•3:18
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes, pela boca de todos os seus profetas, havia anunciado, que o Cristo havia de padecer.

•4:28
Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.

•13:27-32
Por não terem conhecido este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.
E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;
Mas Deus o ressuscitou dos mortos.
E ele, por muitos dias, foi visto pelos que subiram com ele da Galileia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.
E nós vos anunciamos que a promessa, que foi feita aos pais, Deus a cumpriu, a nós, seus filhos, ressuscitando Jesus;

•27:25
Portanto, ó varões, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há-de acontecer assim como a mim me foi dito.

•Romanos
•4:21
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido, também era poderoso para o fazer.

•9:28
Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, completando-a e abreviando-a.

•2 Coríntios
•1:18-20
Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não foi sim e não.
Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.
Porque todas quantas promessas há de Deus, são, nele, sim, e, por ele, o Ámen, para glória de Deus, por nós.

•Efésios
•4:10
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu, acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

•1 Tessalon.
•5:24
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

•2 Timóteo
•2:11
Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;

•:13
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

•Hebreus
•6:17-19
Pelo que, querendo Deus mostrar, mais abundantemente, a imutabilidade do seu conselho, aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
Para que, por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta,
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu

•10:23
Retenhamos, firmes, a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu;

•:37
Porque, ainda um poucochinho de tempo, e o que há-de vir virá, e não tardará.

•11:11
Pela fé, também, a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido;

•12:2
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé ...

•Apocalipse
•17:17
Porque Deus tem posto nos seus corações que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma ideia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.

•(*) Josué
•1:1-9
- A história de Josué mostra claramente que Deus é fiel em cumprir as Suas promessas. Ele prometeu ao Seu povo uma terra natal, e eles agora estavam entrando para possuí-la, mas ela não ia simplesmente ser-lhes entregue sem nenhum esforço da parte deles; Deus mandou que eles travassem activamente uma verdadeira guerra a fim de ganharem aquilo que Ele lhes tinha dado. E quando Israel fez isso o Senhor estava com eles, ajudou-os sobrenatural e milagrosamente a derrubar uma das civilizações mais ímpias e perversas da História, os Cananeus, que eram eternos sodomitas!


--------------------------------------------------------------------------------

7. ... no Seu tempo:

•Génesis
•21:2
E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito.

•Gálatas
•4:1-4
Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores, até ao tempo determinado pelo pai.
Assim, também, nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão, debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho...


--------------------------------------------------------------------------------

8. Jesus citou as escrituras:

•Mateus
•4:1-11
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito ...

•12:40
Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

•13:14
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis.

•19:4
... Não tendes lido que aquele que os fez, no princípio, macho e fêmea os fez,

•22:31
E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou ...?

•Lucas
•4:1-13
• ... Está escrito ...
•24:27
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

•24:32
E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

•João
•3:14
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

•7:38
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

•10:34
Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: ... ?


--------------------------------------------------------------------------------

9. Os apóstolos citaram as escrituras:

•Actos
•18:28
Porque, com grande veemência, convencia pùblicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

•1 Coríntios
•1:19
Porque está escrito ...

•15:3,4
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras

•Gálatas
•4:30
Mas, que diz a Escritura? ...

•Tiago
•4:5
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O espírito que em nós habita tem ciúmes?


--------------------------------------------------------------------------------

10. A Bíblia foi escrita para nós:

•Salmos
•102:18
Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor.

•Provérbios
•8:4
A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.

•Isaías
•30:8
Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles, e aponta-o num livro; para que fique escrito para o tempo por vir, para sempre e perpétuamente.

•Mateus
•13:52
E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

•João
•19:35
E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.

•20:31
Estes, porém, foram escritos, para que creiais ...

•Romanos
•4:23,24
Ora não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta.
Mas, também, por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor

•15:4
Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

•1 Coríntios
•10:11
Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos

•1 João
•5:13
Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.


--------------------------------------------------------------------------------

11. Quem escreveu a Bíblia?

A minha língua é a pena de um dextro escritor
(Salmos 45:1b)

A Bíblia foi escrita por ± 40 homens, num período de 1600 anos, entre 1500 a.C. e 90 d.C. Deus escreveu a Bíblia através dos homens. Da mesma maneira que alguém escreve uma carta com a ajuda duma caneta, assim Deus usou um instrumento (o homem) para escrever a Bíblia. Dizer que o homem escreveu a Bíblia é o mesmo que dizer que uma caneta escreveu este trabalho.

•Êxodo
•4:12 V
ai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás-de falar.

•Deuteron.
•4:10
O dia em que estiveste perante o Senhor, teu Deus, em Horeb, quando o Senhor me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras ...

•:36
Desde os céus te fez ouvir a sua voz para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e ouviste as suas palavras do meio do fogo.

•5:27
Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o Senhor, nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor, nosso Deus, e o ouviremos, e o faremos.

•18:18
... porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

•1 Reis
•8:56
... nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo.

•Job
•23:12
Do preceito dos seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento.

•Salmos
•8:11
O Senhor deu a palavra ....

•Amós
•3:7
Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

•7:15
Mas o Senhor me tirou de após o gado, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel.

•Mateus
•4:4
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

•22:31
... não tendes lido o que Deus vos declarou .....?

•João
•12:49,50
Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei-de dizer e sobre o que hei-de falar.
Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que falo, falo-o como o Pai me tem dito.

•14:24
... a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

•Gálatas
•1:11,12
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho, que por mim foi anunciado, não é segundo os homens.
Porque não o recebi, nem aprendi, de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

•1Tess
•2:13
Pelo que, também, damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual, também, opera em vós, os que crestes.

•2Timóteo
•3:16
Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

•Hebreus
•1:1
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho

Nenhum comentário: