quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SOMAIBINGO X SUBTRAIBINGO

SOMAIBINGO X SUBTRAIBINGO autor:Maria Aparecida de Oliveira -Curitiba -Paraná Brasil.
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Esta é uma das muitas “ferramentas “ ou macete da aprendizagem, criado pela

Professora Maria Aparecida de Oliveira, Curitiba –Paraná -Brasil em :15-04-94, para subsidiar e ou auxiliar
Na apreensão do cálculo matemático, de maneira lúdica, despreocupada, onde cada
Aluno recebia uma cartela (numerada de ...0 ....á ...100), como segue logo abaixo:

(0) –(1)- (2)- (3)- (4) –(5) –(6) –(7) –(8) –(9) –
(10) –(11)-(12)-(13)-(14)-(15)-(16)-(17)-(18)-(19)
(20)-(21)-(22)-(23)-(24)-(25)-(26)-(27)-(28)-(29)-
(30)-(31)-(32)-(33)-(34)-(35)-(36)-(37)-(38)-(39)-
(40)-(41)-(42)-(43)-(44)-(45)-(46)-(47)-(48)-(49)-
(50)-(51)-(52)-(53)-(54)-(55)-(56)-(57)-(58)-(59)-
(60)-(61)-(62)-(63)-(64)-(65)-(66)-(67)-(68)-(69)-
(70)-(71)-(72)-(73)-(74)-(75)-(76)-(77)-(78)-(79)-
(80)-(81)-(82)-(83)-(84)-(85)-(86)-(87)-(88)-(89)-
(90)-(91)-(92)-(93)-(94)-(95)-(96)-(97)-(98)-(99)-
(100)


-Objetivo operacional ”calcular operações que envolvam resultados até :100.
-Na adição e ou subtração, nas séries iniciais do ensino fundamental...
-Objetivo Geral: Auxiliar no cálculo mental, através do lúdico (jogos)

Primeiro passo:’Adição” ‘SOMAIBINGO”

O professor, ou pessoa que está ensinando a criança, no caso(pais, irmãos, deverá dizer:-quanto é ? (6+7) Outrossim, se a criança tiver dificuldade de responder corretamente, daí, então, após dar até 3 chances, sugere-se dizer; olhe com atenção, na cartela que você recebeu do professor, e ou familiar...Agora, vamos ver como utilizar essa cartela! É muito fácil! Quer ver? (s) se for a turma toda na sala....
Bem, olhem só como eu vou fazer aqui no quadro. Estão vendo os números de zero á cem? Pois bem, agora conte do “8”, em diante seis casinhas ou numerais, e vai dar o “13” E se for (24+12)? Conte ...do numeral:25- 26-27-28-29-30-31-32-33-34-35-36 em diante, doze casinhas, ou doze numerais, e, vai dar o :36.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!! Na adição. Começa-se a contar do numeral que vem logo a seguir, exemplo:6+7, conta-se do “8’, as seis casas e assim por diante...ou seja em ordem crescente...

Segundo passo:”Subtração” SUBTRAIBINGO” Aqui, faz-se o contrário...Vamos á pergunta:-“Quanto é (13-5) ? Conte do numeral anterior, ao primeiro número da operação, isto é anterior ao minuendo(13), que se trata do “12”, que vai dar no numeral “8’ (ordem decrescente...) 12- 11- 10- 9-8

Terceiro passo: depois de repetidas vezes, não esquecendo de lembrar o sentido de trabalhar o concreto;(6+7), seis o quê? + sete o quê? Sugere-se dizer seis balas mais sete balas..., quanto são? Eu tinha 24 reais, gastei 12, com quanto será que fiquei? E assim por diante, até sugerindo que os alunos criem situações problemas.
E, daí , vai da criatividade do professor , para criar e ou sugerir outras alternativas...Esta é uma oportunidade, de trabalhar, e ou reforçar os conceitos de:minuendo, subtraendo, resto ou diferença; (na subtração), e, na (adição), os termos: parcela, parcela, soma ou total, entre outros...

Quarto passo: após o domínio do cálculo mental, utilizando-se as cartelas, com os alunos, pode-se partir a realização do “bingo’ pròpriamente dito..distribui-se as cartelas, onde os alunos, também receberão uma folha em branco, para irem efetuando, os cálculos,pela cartela, mas isto somente se tiverem dúvidas...porque será dado um tempo para cada operação ou “continha”, com as crianças falam.. O professor, delibera antecipadamente, isto é, “negocia” com a classe, quantas vezes, irão querer jogar de cada vez e, quantas vezes na semana. Por aí, já começa o interesse dos alunos, (porque sentem que a participação deles, também é muito importante na proposição do trabalho...) a avaliação deve seguir o consenso do professor...

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