sexta-feira, 20 de novembro de 2009

dos dinossauros ao apagão...

Opções administrativasEditar mensagem Adicionar tags
Cancelar
Excluir mensagem Editar postagens no blog “DOS DINOSSAUROS AO APAGÃO”


(peça teatral-autora: Maria Aparecida de Oliveira
Curitiba –Paraná –Brasil -:agosto de 2001- é
parte do projeto também de sua autoria:”A
Importância da Energia Elétrica-Na Questão –
Da Qualidade de Vida..”,que foi inscrito no
Vale-Saber”, á nível do estado do Paraná
Sendo o respectivo projeto, aprovado, aplicado na escola “x”
Trabalhava, dando aulas no ensino fundamental....e, por onde
na mesma escola, no ano de 2003, aposentou-se do estado.

PERSONAGENS:
1-narrador
2-dona Dinossaura
3-sauro
4-Saurinho
5-Saurita
6-Saurão
7-mãe de aluno
8-professora
9-fada Verde
10-cientista Fadozão
11-grupo de alunos que irão representar


CENÁRIO
. pintar um Arco -IRIS no pano de fundo;
.TV, de sucata com controle remoto...
.Mesa com dois bancos;
.Toalha verde e ou folhas de árvore;
.Cartazes e maquetes ( sobre dinossauros
no canto do palco)
Cortina, para abrir e ou fechar o palco;

1] ATO

NARRADOR fala ou lê atrás da cortina, de preferência com um fundo musical...
(ele diz: “-vocês sabiam ?.Os dinossauros viveram durante mais de 150
milhões de anos sobre a Terra? E, que os mais antigos, que nós já ouvimos falar,
através da pesquisa, habitavam o Brasil e a Argentina a cerca de 220 milhões
de anos?
Ainda o narrador diz: -Vocês sabiam que os últimos dinossauros deixaram de existir
há mais de 65 milhões de anos, e que nenhum homem, jamais viu
um dinossauro vivo, porque a espécie humana teve origem , muito, mais muito tempo
depois dos dinossauros? (a ciência calcula que foram dezenas de milhões de anos...e, só
depois desse tempo é que a raça humana surgiu..sobre a face da Terra.

NARRADOR fala:- agora... querida platéia, vamos receber os “DINOSSAUROSFILHOS”(que entram em cena, cantando e dançando para a platéia, a paródia, sob a melodia ->O CRAVO BRIGOU COM A ROSA..
.”Biodiversidade...é a soma...
das coisas que tem vida...
que tem vida nesse planeta...
e precisam ser preservadas...!!!BIS

NARRADOR ANUNCIA :-dona Dinossaura entre em cena cantando uma paródia,
na melodia ->’Ciranda Cirandinha só no 1º refrão”que diz:
“A relação dos humanos
com a nossa natureza
vem de longe, muito tempo
disso, eu tenho certeza!

E, no mundo atual
crocodilos e jacarés
e as aves, dos dinossauros
são parentes olé! Olé!

São parentes, mais próximos
e é bom que a gente saiba
que, estudando a gente aprende
e conhece o nosso espaço!

DINOSSAUROSFILHOS entram cantarolando em “Rap”
-manhê! Os humanos se espertaram
estão poupando a natureza
e até uma Lei criaram
de;Crimes Ambientais, com certeza!

Manhê! Os humanos se espertaram
estão poupando a natureza
e estudando seus recursos naturais
criaram a Lei de Crimes Ambientais!

DONA DINOSSAURA diz:

É dever do nosso estado
e de todos do Brasil
e do mundo inteirinho
aplicar essa Lei, eu digo!

Meus filhinhos...meus filhinhos
vamos todos aprender...
que animais e vegetais
são bióticos, podem crer!

(ainda DONA DINOSSAURA cantando...)

E abióticos são o clima
solo e outros componentes
nos diversos ecossistemas
neste mundo existente

NARRADOR diz: -Vocês sabiam que dos dinossauros, em geral, só se
Conservam os ossos, as pegadas, e, ás vezes, os ovos . E, também, que alguns cientistas
Acreditam que os dinossauros, os mais pequenos podem ter tido a pele coberta de penas, como as aves, embora, nunca se tenham encontrado penas...junto a um esqueleto
de dinossauro.

DINOSSAUROSFILHOS (cantam novamente sob a melodia do Cravo...

“a diversidade de ecossistemas
resulta da interação...
dos componentes que a mãe falou..
abióticos, então! Então!

NARRADOR diz:-Vocês sabiam que no Brasil, foram encontradas pegadas... de dinossauros? Onde? Onde?-oras, na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, Chapada do Araripe(Ceará) Bacia do Rio Peixe, Bacia do São Francisco, Bacia do Paraná, Bacia do Parecís?

EM SEGUIDA-OS DINOSSAUROSFILHOS...vão saindo para o camarim e dona Dinossaura liga a TV, para ver o “Jornal Nacional dos Dinossauros”...

A tv, deverá estar no palco, e fazer parte, do cenário do 1º ato (TV de sucata, com a tela livre para aparecer o rosto do personagem que fala.
Á medida que forem falando na TV, EXIBIR PARA A PLATÉIA, CARTAZES DE
CONTEÚDOS QUE SE REFIRA AOS DINOSSAUROS...etc...

SAURO diz na TV:-

manhê! manhê! Olha aqui manhê!
manhê!, os humanos aproveitam a energia solar para fazer um montão de coisas...
-meu Deus, meu filho ta na TV!
-menino, como é que você foi parar aí?
-manhê!, eu to fazendo teatro, manhê!
-deixe de bobeira, Sauro! Teatro é coisa de quem não tem o que fazer, meu filho!
-é nada, manhê! Teatro ensina...diverte e ...é coisa boa! Olha só pra isso que eu vou te mostrar! (Sauro, pede alto ao irmão Saurinho, que ele traga a figura do sol.)
SAURINHO diz:-manhê, a senhora sempre diz pra gente assim:-Oh! Sol abençoado!(
Principalmente quando ta chovendo a vários dias...)
SAURITA diz:-a senhora também diz mãe:~”santo sol”! se o sol é santo eu não sei não,
mas eu aprendi , lá na escola, que sem o sol, não haveria vida na Terra.
NARRADOR diz:-E, ninguém sabia da existência dos dinossauros até a o ano de 1822,
quando, foram identificados, os primeiros restos desses bichos. E, aprendi que a própria palavra “dinossauro”...só foi inventada em 1842 e que significa”terrível lagarto” É uma
palavra duplamente incorreta, embora ,sejam répteis, os dinossauros, não são lagartos e
nem todos foram terríveis.
NARRADOR dizdona Dinossaura, pega o controle e muda de canal-mas que surpresa!!! Ela vê o outro filho na TV.
SAURÃO diz pela TV-Manhê, eu te amooo!!!-não fica braba comigo, Manhê!
A gente ta fazendo teatro...na escola! É muito interessante, fala sobre as fontes de
e energia!- do sol, do lampião, da lamparina, da lenha...

SAURINO diz:-manhê, a energia do sol, dá pra aquecer a água que as pessoas usam em casa, usam na indústria, e também no lazer! manhê, a energia do sol serve também pra aquecer ambientes fechados, estufas de cultura vegetal, e de secagem de matérias.

SAURINA diz pra SAURINO :-Ó mano...quero dizer que você esqueceu...de falar pra manhê, que a energia solar serve também para o bombeamento de água para irrigação, em fornos solares e, ainda na produção de eletricidade..

SAURÃO diz:-ô manhê....não desliga...manhê...porque agora quem vai falar, sou eu!
É...manhê, indiretamente a energia do sol é aproveitada na forma de alimento que o homem consome, ou na forma de combustíveis como:lenha, carvão mineral, petróleo, gás natural, e álcool!

DONA DINOSSAURA diz:- meu Deus, vou mudar de canal! Acho que só pode ser um sonho ou quem sabe, um pesadelo...! Dinossauros dando aula de natureza! –Ah! Essa é demais!

NARRADOR diz:-Dona Dinossaura, talvez não se lembre que a humanidade teve de passar por várias etapas na sua caminhada através do processo. Conforme o estágio em que estava, acentuou-se o emprego de determinado combustível para a obtenção da energia. Outra coisa que precisamos todos saber, é que durante muito tempo a energia foi obtida pela combustão da madeira. Mas o objetivo era o aquecimento e a alimentação por meio de fogueiras, para principalmente espantar as feras, além de cozer os alimentos. Depois descobriram outras formas de combustíveis usados especialmente para a iluminação:óleo de baleia, querosene, gás de carvão-mineral, usado para aquecimento, cozimento e também para a iluminação de casas e de cidades. Com a industrialização, a madeira passou a ser utilizada para proporcionar vapor e movimentar máquinas, e que hoje é realizado por combustíveis derivados de petróleo ou pela eletricidade.
A eletricidade é a forma de energia que pode ser transformada em luz, calor, choque e movimento.A eletricidade proporciona conforto e prazer ao homem como:televisão, rádio, videogame, fábricas, cinema, além de inúmeros aparelhos domésticos: geladeira, ferro, chuveiro, ventiladores, fogões, secadores de roupa, e cabelo...Além disso é muito útil nos aparelhos utilizado pela medicina ...Quem primeiro constatou a existência da eletricidade foi um filósofo grego Thales de Mileto. Foi através de uma simples experiência qual atritava resina vegetal: o âmbar em um tecido. Nesse momento, ele percebeu , que o âmbar, (que é uma resina semelhante ao plástico ), depois de atritado, adquiria a propriedade de atrair pequenos objetos, como pedacinhos de papel picado, por exemplo. E o tempo foi passando e o homem aprendendo a utilizar as diversas formas de energia para seu proveito. A gente não pode afirmar, qual delas foram mais importantes para sua evolução, mas no nosso século, digo no século passado, foi com certeza, a eletricidade, a principal, responsável, pelos avanços do homem. Principalmente, á partir da Segunda Guerra Mundial, os veículos de comunicação de massa, tais como :a televisão e o rádio, e o rápido desenvolvimento da computação, mostraram ao homem, um novo caminho para o seu desenvolvimento. Embora no século passado, tenha se tornado comum, o uso da eletricidade, remontam á Grécia Antiga, os primeiros relatos ao seu respeito.

DONA DINOSSAURA fala á platéia:-Eu não sei o que deu nesses meninos...Antes viviam reclamando de alguns deveres de casa, e agora, parecem papagaios repetindo tudo o que estão aprendendo na escola!!!
-O que será que ta acontecendo? Eu preciso ir até a escola...e, tirar tudo á limpo!
Já não querem me ajudar em casa, só ficam lendo, e pesquisando na biblioteca dinossáurica. (sai de cena dizendo que vai á escola)


2º ATO

(mesmo cenário acrescentando alguns cartazes na parede do palco, sobre energia e o efeito estufa )

NARRADOR diz:-dona Dinossaura vai até a escola e daí, dá de cara, com um grupo de mães e pais das crianças humanas, que foram chamadas para uma reunião sobre o projeto, que está sendo desenvolvido com seus filhos na escola “X” –olha para todos os presentes e meio encabulada diz: -Será que foi um sonho, ou um pesadelo? Cadê meus dinossaurinhos? Eles disseram ...que estavam aqui nesta escola..Eu os vi pela TV ainda a pouco...

UMA MÃE NA PLATÉIA EXCLAMA: -credo!!! Mas que bicho é esse? Será que estamos num zoológico?

A PROFESSORA no palco responde: -Calma...senhora...calma! Está havendo uma encenação teatral, a senhora não percebeu ainda?

NARRADOR NO CAMARIM diz: -Quero explicar ao público aqui presente que tudo começou assim; os alunos da 4ª á 7ª séries do (ensino fundamental), período da tarde desta escola “X”, estão desenvolvendo, isto é, participando de um projeto sobre a energia, cujo nome é: -------------------------------------------------------------, que entrem no palco os alunos que estão encarregados de mostrar as faixas, com o nome do projeto !
(dois alunos exibem a faixa e a deixam num canto do palco )

Entra a FADA VERDE e diz: -Sou defensora da natureza !!! Eu vim representa-la nesta reunião !!! Antes de se falar em formas de energia...quero fazer um alerta, -Que entre o meu marido FADOZÃO!!!

NARRADOR diz: - CIENTISTA FADOZÃO, a sua mulher ta te chamando aqui no palco, ande, leve os folhetos com os dizeres:

“ENERGIA E EFEITO ESTUFA”


Entra no palco o cientista FADOZÃO e diz :-Pronto, minha doce fada, o que queres que eu faça ?

FADA VERDE diz: - distribua para a platéia estes folhetos, e fale , insista, para que leiam com carinho e com muita atenção, em suas casas...

NARRADOR diz: - enquanto o marido da fada VERDE, vai até á platéia e distribui os folhetos (textos pertinentes á pesquisa em livros, sobre a energia), ele também fala em voz alta,: - Que entrem os alunos caracterizados de: Fadas e Fadozão, no palco! A fada, explica, para os presentes, que irão fazer uma leitura coletiva, ela diz : -EU LEIO UMA FRASE na 1ª VOZ e os FADOZINHOS E AS FADOZINHAS REPETEM. Esta é uma das maneiras, que o professor lê com seus alunos . E diz mais: -este texto foi extraído da revista: “Ciência Hoje, ano 6, nº33 (revista de divulgação científica para crianças, ás páginas: 22/23.) Este texto, que fique bem claro, não o da peça teatral que todos sabemos, que a autora é a professora Maria Aparecida de Oliveira, aqui de Curitiba, Paraná Brasil, que escreveu justamente, pra fazer parte do projeto dela, este texto da revista, assim como muitos que pesquisamos, em outras fontes bibliográficas, veio, isto é, vieram enriquecer ainda mais, a pesquisa dos nossos alunos, escola, e comunidade. (LER O TEXTO SOB FORMA DE RAP), que já deve ter sido tirada cópias, das páginas citadas nas fontes de pesquisa, no caso agora da revista que foi mencionada...e, anexa-las ao texto do teatro (á peça :” DOS DINOSSAUROS AO APAGÃO )


3º ATO ( A REUNIÃO CANTADA )


CENÁRIO
O mesmo
Abrir o pano (cortina), entrar um grupo de alunos cantarolando a paródia intitulada:’Decorrer deste Projeto”- letra da professora Maria Aparecida de Oliveira e melodia da (Asa Branca- de Luiz Gonzaga )


- 1 –

No decorrer deste projeto
os alunos estão lendo
muitos textos, científicos
e informativos, fique sabendo...

- 2 –

Entendendo estes textos
com o apoio do professor
os alunos vão pesquisar
Formas de energia, e seu vigor!

- 3 –

E a escola desenvolve
a habilidade dos alunos
e, nesse caso, se refere
ao problema do consumo!

- 4 –



Do consumo que deve ser
moderado em nossos lares
economizando, vamos fugir –bis
do Apagão, tão detestável!

- 5-

O grupo deverá cumprimentar a platéia.
Em seguida entrar no palco o 2º grupo de alunos cantando a paródia
Sob a melodia da ciranda...

- 1 –

Vamos falar da indústria
e comércio acreditem...
e de toda ação da máquina
que sem luz, morre, inexiste

- 2 –

E estamos estudando...
sobre as fontes de energia
enfocando o tipo elétrico
que pra nós tá em agonia.

- 3 –

Em agonia, reservatórios
onde existem as usinas
hidroelétricas em nossos rios
abaixadas pelo estio...



(antes da 3ª estrofe, deverá entrar no palco o terceiro grupo de alunos, que deverão continuar cantando o assunto, mas, desta vez, na melodia: Terezinha de Jesus...)

- 4 –

estio ou ausência...
de chuvas bem abundantes
nas cabeceiras destes rios
de planaltos radiantes...


(saem do palco, enquanto entra o quarto grupo, cantando a melodia Ciranda...)

- 1 –

Se o nível atual
do consumo não baixar
da energia elétrica...
o Brasil, vai apagar!

- 2 –

E já tem estudiosos
preocupados com a questão
que envolve o mundo inteiro
se não houver a redução!

- 3 –

Pra evitar o esgotamento
da energia hidroelétrica
precisamos colaborar
realizando novas metas!

( sair o 6º grupo, entrar os alunos do jogral, em número de 4)

JOGRAL


1º ALUNO diz :-

Respeitando a natureza
o homem precisa descobrir
como obter a renovável
energia, sem o ambiente agredir!

Capacidade hidrogenética
que existe em todos rios
são recursos, hídricos
estuda-los é o caminho!

Não vale mais produzir
a eletricidade que usamos
com esse tipo de usina
só nos resta a mudança

Nas bacias fluviais
esses recursos hídricos
capacitam muitos rios
com energias renováveis!

( em seguida sair do palco os alunos do jogral e entrar o grupo seguinte cantando no palco)

MELODIA :Terezinha de Jesus

Durante séculos, o Ser Humano
apropria-se dos recursos...
naturais da natureza...
alterando o ciclo dela...

Acreditando que a natureza
estava sempre ao seu dispor
hoje uma crise ambiental...
coloca em risco nosso conforto!

Saber tratar a natureza
como se deve usufruir
dos benefícios que dela temos
e dever de só construir!

No setor da energia elétrica
o Brasil está sofrendo...
uma crise de escassez...
perigando seu crescimento!

Este projeto sobre a energia
na escola “X” vai priorizar
A leitura de vários textos
E depois interpretar...

Em seguida um resumo deles
pelo aluno e fará...
em prosa escrita ou em acróstico
expressão corporal, e teatral!

( sair esse grupo e entrar o próximo...)

MELODIA; Nessa Rua..nessa rua tem um bosque...

1

Do petróleo, do petróleo vários produtos
se extraem, se extraem pra nosso uso
gasolina, querosene e óleo diesel
e a nafta, a benzina e o piche.

( entrar o 10º cantando a melodia Parabéns Pra Você...)

O carvão mineral
combustível abundante
no planeta em que vivemos
há milhares de anos...

Soterrado na Terra
decomposta, parcialmente
pelos fetos gigantes...
e, parte de florestas do passado, ausentes...

Espéciea de Pteriodofitas
foram fetos gigantea...
e o carvãomineral deram origem eficientes.

O carvão mineral
é energia solar...
como o álcool e a lenha
estamos pois, a estudar...

fermentando o açúcar
substância sintetizada
armazenado nas plantas
surge o álcool, na parada!

( FINAL DO 3º ATO )


Todos os alunos que participaram deverão entrar em cena no palco e ou na platéia e,
Cantar pra finalizar a peça , a paródia que segue, sob a melodia :Ciranda...Cirandinha...os seguintes versos :

Sensatez nesse momento
no presente atual...
entender e economizar
a energia, é vital!

Este é um projeto
cidadão e democrático
A escola e a família
Agradece a ação sensata

Racionar e ou poupar
no uso doméstico e lazer
fazendo a lição de casa
e com amor é nosso dever!

Nenhum comentário: