quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Falhas Pedagógicas VERSUS Reconhecimento do Mestre Ideal (escrito por: Maria Ap. de Oliveira Curitba Pr. Brasíl em 1992 )

FALHAS PEDAGÓGICAS X RECONHECIMENTO DO IDEAL
escrito por Maria Aparecida de Oliveira
professora na escola estadual Ermelino de Leão de 1979 á 2003, só para se
ter ideia , dos quase 25 anos de dedicação completa á esta empresa de
educação, onde sempre vesti a camisa do magistério, "cantando-a, em
versos e prosa...e, como testemunho do meu amor e paixão pelo que
faço, a quem interessar possa...eis aqui uma homenagem construtiva que
com carinho, hoje já aposentada a alguns anos, resolvi documentar á nível
de uma amplidão maior, externar o amor que dediquei e ainda dedico á
educação. Hoje em pleno ano 2009...Deus me capacitou para lidar na Internet
e até mesmo , como forma de gratidão a ele...o Senhor dos Exércitos,como está
escrito...eu tive vontade de postar esse texto.


Se você é professor
Ou pretende um dia ser
Preste bem muita atenção
Ao que vou eu lhe dizer

Um dia li e ouvi
Sobre uma professora
Que tratava os seus alunos
Com verdadeiro desdém

Entrava ás oito em ponto
cumpria o seu dever
A fila era perfeita
E os alunos "nem piscavam"

Pouco material levava
Para as crianças ensinar
Falava muito a danada
Sem voz, saia de lá

Era um perfeito silêncio
Enquanto ditava o texto
Mecanicamente escreviam
Sem discutir o seu jeito

Copiar era a atividade
Mais badalada da aula
Induzir á pesquisa...
Incomodava a malvada

As crianças temerosas
De fazerem uma pergunta
Abanavam a cabecinha
Diziam que tudo entendiam...
Só por medo da desforra

Do mesmo modo, a todos ensinava
Sem perceber as diferenças...
Que existe entre as crianças
Que trazem de berço e infancia..

Afirmava toda faceirosa
Bom mesmo, pra todos é ouvir
A fala da mestra que ensinava
O bom caminho a seguir

Chamava até de tonguinhos
As crianças que não aprendiam...
Dizendo: _mas no recreio,
se parecem com " diabinhos"!

Ficar calado e mudinho
Era ser bom aluno...
Se mexer, virar pra trás
Levava castigo fino!

Todo dia a mesma coisa
Pouco movimento havia
A linguagem era a mesma
E o tratamento doia..

Não planejava suas aulas
Não havia organização
Nao dava atividades coerentes
Com o prior da educação

Não motivava os assuntos
Participação, pouco havia
Em vez de usar o quadro
Ditado militar, exigia

Ainda por cima, a mestra
Tinha de certo a mania
De querer que decorassem
As matérias do dia

Quem tirasse uma boa nota
Um belo elogio tecia...
Agradava mais os pais
Da criança que sabia...

O aluno para ela
Tinha somente o dever
De ficar feito robô
E não parar de escrever

Não via a hora, a dona
De a sineta bater
Para ir embora
E da sala esquecer

Não tinha paciência
De parar e entender
As crianças vagarosas
Na maneira de aprender

Ouvi também dizer
Numa enquete demais
Do professor cansado
Radical e desconfiado
Nas mudanças atuais...

Para estes eis meu voto
De sensível persuação
Que mudem para o melhor
Abracem aquilo que são


"RECONHECIMENTO DO MESTRE IDEAL "...


E para os mestres ativos
que :"criam, pesquisam e constroem
Aqui vai meus parabéns
Oh! Grandes e dígnos herois

Hoje em dia o correto
Ao se ensinar uma criança
É desenvolver o veio artístico
Através do:" teatro, música e dança"

Não somente do teatro e música
E nem da dança sequer
Pode-se valorizar o educando
Numa experiência qualquer!

Desta feita camaradas
Fico felíz em saber
Que a consciência do bom mestre
Vai brilhar em cada ser!

E quanto ás coisas ensinadas
Para a vida devem ser...
Vai engajá-los bem melhor
No mundo lá fora e dever!

E por falar em viver
no mundo lá fora, sabemos
Que nem todos que tiram "cem"
Rotulam de bom, quando homem

E a mente humana precisa
Intercalar entre o esforço
Relatos de vida bem sucedida
Pra se espelhar com bom gosto

E, na escola sabemos
Há um momento de lazer
Que a criança saudável
Não vê a hora de ter

Brincar é tão importante
Quanto o dever de estudar
Não foi por mero acaso
Que o recreio...na escola...foi atuar

Muitas crianças não sabem
O que fazer no recreio
Por isso se machucam e brigam
Sem ter noção do perigo

Ensinar jogos ativos
E brincadeiras gostosas
Faz parte da educação
Desde os tempos de outrora!

Também no recreio deve
O bom mestre orientar
Que a higiene faz parte
Do cidadão a educar

Em vista disto a escola
Limpa deve sempre estar
Desde o pátio, onde as crianças
Vão com carinho brincar

Quanto ás datas cívicas
No calendário escolar
Trabalhar com as crianças
Pra sua pátria exaltar

Então, pra logo findar
Vou aqui me desculpando
Não viso ofender qualquer mestre
Por puro e ledo engano

Mas muita tristeza
Sinto na alma a chorar
Quando as vezes percebo
Um educador a gritar

Respeitar toda criança
Na idade e seus limites
Vivenciando com ela
Sua infância felíz

Um recadinho final
Para a educação sentir
Numa sala, onde o silêncio absoluto impera
Nem sempre conhecimento libera
Pra crescer e progredir!

É óbvio que todos sabem
Que o respeito ao professor
Na sala de aula é carente
De muita paz e amor!

Então parei pra pensar
Depois que li e ouvi
Na falta de reconhecimento
Para o mestre, felíz prosseguir

Tá precisando que todos os pais
Valorizem mais, o professor
Pois é ele quem continua
A educação, na escola...com amor!

Também é fato concreto
A abnegação e penhor
O desprerendimento sincero
Que envolve o professor!

Ás vezes até doente
Envergado e vencido
Preocupado com o tamanho
Do salário sofrido...

Nem todos tem a sorte
De morar no que é próprio
Tá faltando moradia...
Pra esta classe tão dócil!

Quando recebe o salário
Lá no banco a enfrentar
Uma fila tão enorme
Tem vontade de chorar

Com isso as contas que deve
Ficam muitas sem pagar...
E os juros tão altos
Todo dia a disparar

Três períodos letivos
Esta escola contém
Onde todos trabalham
Com afinco, pro bem

O local é muito lindo
Espaçoso e confortável
A limpeza vem luzindo
O saber que é ensinado

Trabalho no Ermelino
De Leão ou do Leon
Um diretor muito dígno
Que se esmera , em ser bom

Tamanho não é documento
Disto sabemos, é verdade
"A Baixinha", Maria Inês
Extrapola capacidade
E como vice-diretora
Respondendo sèriamente
Com trabalho e austeridade!

Na supervisão temos a Ana
E Oneide, que atuam...
Unidas no dia a dia
Pra clarear a estrada...

Que estrada é esta?
Perguntem se bem quiserem
Oras, respondo sorrindo
É a vida, caminham por ela
Em direção ao sucesso

Ler e escrever...ensinamos
Ás nossas boas crianças
Que procuram nossa escola
Em busca de muita esperança
Inserindo o conhecimento
Pra viver em abundância

Não poderia deixar
A orientação "relegada"
É muito despreendimento
Madalena, sois amada...
Por estas crianças...que
No Ermelino...trazem
Um ideal, na chegada...
Também de sua dedicação
No trabalho e no tratar
Os filhos dessa comunidade
Parabéns, Deus vai de você se lembrar!

A orientadora da tarde
Também, é muito querida
Fiquei sabendo outro dia
De seu penhor e guarida
Embora ...Márcia, não estejamos
No mesmo horário, da lida
Confio no seu trabalho
Sois muito despreedida

Quanto ás secretárias
Daqui vou descrever
Cecília, Nilza de manhã
Adriane o dia inteiro
Dilvete somente a tarde
Tocam o barco a valer
De todo esse complexo
Que está crescendo!

Á tarde e a noite
Tive boa notícia
Que tudo vai bem obrigada
Deus ajuda quem precisa!

Brilho, luzes da Ribalta
Vejo aqui na escola
Onde os pisos são tão limpos
Desde o pátio até as portas

O lanche aqui
É uma alegria maior
Com a Rosa e a Sueli
De manhã, para o melhor!
E a tarde a outra Rosa
Faz quitutes com amor!

Toda merenda da escola
Cabe á Arlete cuidar
Faz isto e muitas coisas
Com garra, trabalho atuar...
É boa, tão meiga acredite
Da gosto ser dela, amiga!
Há tempo cuida dos dentes
Da criançada querida
Evitando pois, as cáries
Com o fluor, eis a lida

Daqui saem as normas
Para outras escolas vizinhas
Através do Núcleo Regional
A Consuelo, que engloba
Muita eficiência
Exigência, sem demora
Mas é muito carinhosa
Humana, que bela prova
Também é elegante
E muito bom gosto tem
Está sempre viçosa
Pra trabalhar muito bem!

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